terça-feira, 11 de novembro de 2014

EIXO TEMÁTICO 2 - O CORPO HUMANO E SUAS NECESSIDADES




CHA - CONCEITOS, HABILIDADES E ATITUDES

5º Espaço de Conhecimento: Alimento

  • Usar espaço para separar palavras, sem aglutiná-las ou separá-las de forma indevida.
  • Conhecer a grafia das letras nos tipos mais usuais (letra cursiva e de forma, maiúscula e minúscula).
·         Analisar as palavras em relação à quantidade de letras e sílabas.
·         Usar espaço para separar palavras, sem aglutiná-las ou separá-las de forma indevida.
·         Analisar as palavras em relação à quantidade de letras e sílabas.
·         Distinguir vogais de consoantes.
·         Perceber que a sílaba é uma unidade sonora em que há sempre uma vogal e que pode conter um ou mais fonemas.
·         Conhecer as variedades de combinações de letras utilizadas para escrever.


  I - TEXTO
ALIMENTO



ALIMENTO
Dinorah Pessoa

PRECISAMOS DE ALIMENTO PARA O CORPO
E ALIMENTO PARA A ALMA

O CORPO TEM SEDE DE ÁGUA PURA
A ALMA TEM SEDE DE TERNURA

O CORPO TEM FOME DE COMIDA
A ALMA TEM FOME DE  VIDA

O CORPO  PRECISA DE   MOVIMENTO
A ALMA NECESSITA  DE CONHECIMENTO

O CORPO NECESSITA DE AR
A ALMA PRECISA AMAR

O CORPO TEM FOME DE TRABALHO BEM FEITO
A ALMA TEM FOME DE JUSTIÇA E RESPEITO

O CORPO ENVELHECE COM A IDADE
A ALMA REJUVENESCE COM A VERDADE.

    
II - ESCREVIVENDO



TRABALHANDO O TEXTO


1. Leia o texto e
a)   Sublinhe a palavra mais significativa do texto
b)  Leia  as palavra repetidas no texto e copie em seu caderno
c)Descubra qual é a palavra mais curta e a mais longa e peça para um colega escrevê-la.
d) Diga a palavra que você mais gostou e peça para a professora escrever no quadro.
e) Discuta, em grupo, com os colegas a mensagem do texto.
ATENÇÃO PROFESSORA: Reproduza o texto, faça várias cópias, divida a sala em grupos , distribua as cópias e solicite aos alunos:

f) Recortar, desmontar e remontar o texto, observando o original.

 1.CONTE AS LETRAS DAS PALAVRAS:
Alimento (   )        Alma   (  )            Idade  (  )   verdade (  )  Fome (  )
Movimento (  )       Pura (  )         Ternura (  )      Comida (  )    Vida (  )
2.COMPLETE AS FRASES:
a)Precisamos de _____________ para o _______ e ___________para    a  _______.
b) O corpo tem ______ de água ______. A ______ tem ______ de __________.

3. COPIE DO TEXTO AS PALAVRAS QUE RIMAM (TEM O MESMO SOM) COM AS PALAVRAS RELACIONADAS ABAIXO:
Pura ___________     Idade __________    Amar ______
Alimento ___________     Feito ________  Comida ______

4. CONTE QUANTAS PALAVRAS TEM AS FRASES ABAIXO:
O corpo envelhece com a idade   (    )
A alma rejuvenesce com a verdade  (    )
O corpo tem fome de trabalho bem feito  (    )
A alma tem fome de justiça e respeito  (   )

5. ESCREVER AS PALAVRAS QUE VOCÊ MAIS CONHECE:

___________________________________________________

6. SEPARE O TEXTO 5 PALAVRAS QUE COMECEM COM CONSOANTE

__________  ___________  _________   ________   ________

7. SEPARE DO TEXTO 5 PALAVRAS QUE TERMINEM COM VOGAL

_________  ____________  __________  ________  ________


8.  SEPARE AS SILABAS DAS PALAVRAS ABAIXO E DEPOIS AS REESCREVA EM LETRA CURSIVA:


ALIMENTO           FOME      JUSTIÇA         MOVIMENTO

 ____________   _______   _________     ______________


TERNURA            ENVELHECE             VERDADE                  IDADE

 

_________              _____________           _________       _________   









REVISITANDO A TEORIA
CHA  -  CONCEITOS, HABILIDADES E ATITUDES 
Alimentação
 • Entender a digestão como transformação dos alimentos em substâncias
que o corpo pode utilizar.
• Identificar órgãos do aparelho digestivo e as funções que desempenham.
• Identificar a função da água para nosso corpo.
• Classificar os alimentos mais comuns segundo critérios diversos (origem animal e vegetal; consumido cru ou cozido, fresco ou em conserva
etc.).
• Classificar os alimentos mais comuns segundo a função de seus nutrientes para o corpo.
• Compreender referências quanto a prazo de validade, composição e uso de conservantes em embalagens de produtos alimentares industrializados.
• Comentar criticamente os hábitos alimentares.
• Compreender a importância da higiene da água e dos alimentos.
• Conhecer as formas de transmissão das parasitoses intestinais, medidas de tratamento e prevenção.
A RODA DOS ALIMENTOS
A Roda dos Alimentos é uma imagem ou representação gráfica que ajuda a escolher e a combinar os alimentos que deverão fazer parte da alimentação diária. É dividida em sete segmentos de diferentes tamanhos  chamados grupos e que reunem alimentos com propriedades nutricionais semelhantes e transmite as orientações para uma alimentaçao saudável:

Alimentação completa : comer alimentos de cada grupo e beber água diariamente.

Alimentação equilibrada: comer maior quantidade de alimentos do grupo de maior dimensão e menor quantidade do grupo de menor dimensão, ingerindo, assim,  a quantidade de poções recomendada.

 Alimentação variada: comer alimentos diferentes dentro de cada grupo variando diariamente, semanalmente e nas diferentes épocas do ano.

É composta por 7 grupos de alimentos de diferentes dimensões, os quais indicam a proporção de peso com que cada um deles deve estar presente na alimentação diária.

Embora não possuindo um grupo próprio, a água assume a posição central na nova roda dos alimentos. Por ser um bem tão essencial à vida, recomenda-se o seu consumo diário na ordem dos 1,5 a 3 litros


RESSIGNIFICANDO A PRÁTICA

1. COMPLETE AS FRASES DE ACORDO COM O TEXTO
A Roda dos ____________é uma imagem ou representação gráfica que ajuda a escolher e a combinar os ________________que deverão fazer parte da __________________ diária. É dividida em sete segmentos de diferentes tamanhos  chamados grupos e que reunem _______________ com propriedades nutricionais semelhantes e transmite as orientações para uma _______________ saudável.
2. RESPONDA:
Quantos litros de água você bebe diariamente?

3. SUA ALIMENTAÇÃO DIÁRIA É:
(   ) Completa  
(   ) Equilibrada
(   ) Variada 




PROFESSOR/A: Coordene a discussão, estimulando todos a participar.

4. DISCUTA COM SEUS COLEGAS QUAL DEVE SER A ALIMENTAÇÃO ADEQUADA PARA SE TER UMA VIDA SAUDÁVEL.

LIVRO DA VIDA
PROFESSOR/A: Esta atividade deverá ser realizada em casa ou seja srá o PRAZER DE CASA.
NO LIVRO DA VIDA VOCÊ DEVERÁ :
Desenhar ou colar figuras, escrever o nome   e colocar as porções de alimentos que você come diariamente :  
·       de frutas, legumes, verduras
·       de carne ( bovina, suina, caprina, peixe, galináceos)  ovos;
·       de oleos   e gorduras
·       de leite e derivados  
·       CAMINHO DO ALIMENTO
·       Você sabe o caminho que o alimento percorre em nosso corpo? Sabe para onde ele vai?
·       Vamos começar: Sempre quando você come ou bebe algo, vamos usar o pão como exemplo, ele faz o seguinte caminho:
·       O pão entra pela boca, é triturado pelos dentes, e se mistura com a saliva ( que tem ácidos, que transformam o alimento em uma massa). Ele desce pelo esôfago, que é um tipo de caninho. Depois vai para o estômago, onde é dissolvido pelo suco gástrico e pela bile, produzida pelo fígado.
Ele é mandado para o intestino delgado onde é separado o que é digerível e o que não é. O que é digerível passa pela membrana (um tipo de pele bem fina que envolve o intestino delgado) e vai, pela artéria até os capilares, que mandam para as células, onde acontece uma transformação: oxigênio + nutrientes = gás carbônico + energia. Depois dessa transformação os dejetos ( restos da operação celular ) vão para os rins pelas veias. Chegando lá os rins filtram o sangue, ( dentro de sua composição estão os dejetos ) que se misturam com a uréia, representando quatro por cento da urina, que é basicamente água e uréia. Depois disso essa substância ( xixi ) vai para a bexiga pelo uréter que é o caninho que liga os rins á bexiga, onde é armazenado o xixi até encher quando isso acontece... você precisa ir ao banheiro.
·       O que não é digerível continua o caminho passando pelo intestino grosso, que absorve a água, e o que resta vira bolo fecal ( cocô ).
·      

Vamos fazer o caminho dos alimentos?
Coloque os nomes dos órgãos que compõem o Aparelho Digestório.
Professor/a : Leve um mapa do Aparelho Digestório para a sala e oriente os alunos a identificarem os órgãos
O final do caminho é o reto e o ânus e depois disso ele é expelido.



- LOGICO MATEMATIZAÇÃO DA REALIDADE

CHA - CONCEITOS, HABILIDADES E ATITUDES
·         Reconhecer que diferentes situações-problema podem ser resolvidas por uma única operação e que diferentes operações podem resolver uma mesma situação-problema.
·         Estabelecer relações entre a adição e a subtração.
·         Construir, organizar e representar os fatos fundamentais da adição e da subtração, ampliando o repertório básico para o desenvolvimento do cálculo mental.
·         Identificar, a partir do cálculo mental, as seguintes propriedades da adição:
– a troca de lugar das parcelas não altera a soma ;
– o zero como parcela .
·         Efetuar cálculos de adição e subtração:
– por meio de estratégias pessoais e construindo suas representações gráficas;
– por meio de técnica operatória escrita, utilizando “transporte” e “recurso”à ordem imediatamente superior.
·         Analisar e comparar diferentes estratégias de cálculo.
·         Utilizar o cálculo mental exato ou aproximado como previsão e avaliação da adequação dos resultados..
·         Realizar atividades de compra e venda, cálculo do valor da cesta básica, de encargos sociais, de orçamento doméstico, para exercícios de cálculo;
·         Realizar  leitura e interpretação de informações que aparecem em moedas e cédulas de dinheiro
·         Estabelecer relações entre os valores monetários de cédulas e moedas  em situações-problema do cotidiano.
·         Efetuar cálculos estabelecendo relações entre os diferentes valores monetários.
·         Empregar procedimentos de cálculo mental e escrito para resolver situações-problema envolvendo preço, pagamento e troco com cédulas e moedas.
·         Reconhecer e utilizar as notações convencionais das unidades de medida usuais (g, kg, mg), identificando-as em embalagens, receitas, vasilhames, bulas de remédio etc.
·         Reconhecer e utilizar as notações convencionais das unidades de medida usuais (l e ml), identificando-as em embalagens, receitas, vasilhames, bulas de remédio etc.

CESTA BÁSICA
 Cesta básica é o nome dado a um conjunto formado por produtos utilizados por uma família durante um mês. Este conjunto, em geral, possui gêneros alimentícios, produtos de higiene pessoal e limpeza.
Não existe um consenso sobre quais produtos formam a cesta básica sendo que a lista de produtos inclusos pode variar de acordo com a finalidade para a qual é definida, ou de acordo com o distribuidor que a compõe. Há leis em alguns estados brasileiros que proporcionam isenção de impostos sobre produtos da cesta básica definida por cada um deles. Fonte Wilkpedia
No Brasil, o DIEESE utiliza a Cesta Básica Nacional, ou Ração Essencial Mínima, composta de treze gêneros alimentícios com a finalidade de monitorar a evolução do preço deles através de pesquisas mensais em algumas capitais dos estados brasileiros. A quantidade dos gêneros na cesta varia conforme a região.
(1)     Tempo que o trabalhador de salário mínimo precisa para comprar a Ração Essencial
(Decreto Lei no. 399 de 30/04/1938 )

 Os produtos da cesta básica são:
Pão Francês ou de Forma
Café em Pó
Óleo ou banha


ATIVIDADES
Pesquise em mercados e feiras livres, os preços dos produtos da Cesta Básica e preencha a tabela abaixo:
Produto
Quantidade
Mercado A
Mercado B
Mercado C
Feira
Carne
1quilo




Feijão
1quilo




Arroz
1quilo




Farinha
1quilo




Açucar
1quilo




Café
1quilo




Manteiga
1 quilo




Leite
1 litro




Pão
1 quilo




Óleo
I litro




TOTAL




1.Observando a tabela responda:
a)  Qual o mercado que oferece a Cesta Básica mais barata?
____________________________________
b)  Qual a diferença entre o preço total da Cesta Básica mais cara e a mais barata?_______________________________                     
a)  Se o preço de 1 quilo de feijão é R$_______ quanto custará  meio quilo? R$________
b) Quanto um trabalhador que ganha  salário mínimo gastará para comprar a Cesta Básica mais cara? R$ _____________
c)  E a mais barata?R$_________________
d) De quanto será  a economia que o trabalhador fará ao comprar a Cesta Básica mais barata? R$____________
e)  Quanto sobrará do Salário Mínimo ?________________

2. Organizar uma exposição, na sala, com embalagens de produtos alimentícios ou de limpeza. Não se esqueçam de identificar as medidas que aparecem nos rótulos ou  embalagens. Façam uma lista com essas medidas em um cartaz e respondam:

a)   Um pacote de um quilo possui ____ gramas.

b)  Um pacote de meio quilo equivale a ____ gramas ou a dois pacotes  de____gramas cada.

c)   Um litro equivale a ________ml.  Então em uma garrafa com um litro há tanto liquido quanto em duas garrafas de ____litro cada.



PROFESSOR/A: A atividade deverá ser realizada em grupo. Como complemento da atividade deverá ser realizado um mini mercado em sala, com embalagens dos produtos da cesta básica e outros. Ajude os alunos a desenhar e recortar cédulas e moedas do  nosso sistema monetário (R$1,00; R$2,00; R$5,00; R$10,00; R$20,00; R$50,00 e R$100,00) que serão utilizadas na atividade.






1 centavo, 5 centavos, 10 centavos, 25 centavos, 50 centavos, 1 real
Vamos fazer a conversão?
5 moedas de 1 centavo = 1c+1c+1c+1c+1c=5 centavos= R$0,5
2 moedas de 5 centavos = 5c+5c= 10 centavos = R$0,10
2 moedas de 10 + 1 moeda de 5 centavos =0,20+0,5=R$0,25
2 moedas de 0,25 = 0,25+0,25= 50 centavos= R$0,50
2 moedas de 0,50 = 0,50+0,50 = 1Real = R$1,00
O símbolo R significa Real. O símbolo $ significa dinheiro.
Quando precisamos registrar as operações com dinheiro utilizamos
a vírgula para separar os centavos do Real.
Ex: 2, 50 (dois reais e cinqüenta centavos)
Agora registrem todas as atividades de compra e venda no seu caderno.
A conta de mais e de menos
Todos os dias fazemos “conta de mais”  e de “ conta de menos”que nada mais são do que operações de adição ou soma, e subtração,  principalmente quando fazemos compras. Somamos os valores das mercadorias, verificamos o total, entregamos o dinheiro e recebemos o troco. Em todo este processo  utilizamos a adição e a subtração.
Exemplo:
Nossas compras: Somando
1 kg de feijão ---------R$1,50   (um real e cinqüenta centavos)                  
1litro de óleo--------- R$ 2,70  (dois reais e setenta centavos)                 
1 litro de leite-------- R$ 2,20    (dois reais e vinte centavos)
Total                         R$ 6,40 (seis reais e quarenta centavos)
Pagamos as compras com uma cédula de R$10,00
Vamos fazer o algoritmo desta operação?
10,00    _
  6,40
3,60
Recebemos de troco:  R$ 3,60 (três reais e sessenta centavos).
Refazendo:
A soma:
Como a conta é feita
1,50
2,70
2,20
     0
       1
1,50
2,70
       2,20
         ,40
               1
1,50
2,70
               2,20
               6,40
O que dizemos em voz alta
Zero mais zero mais zero é igual a zero
5 mais 7 mais 2 é igual a 14.
Vai um
1  mais 1, mais 2, mais 2 é igual a 6
Resultado: R$6,40 seis reais e quarenta centavos
A subtração
Como a conta é feita
    10,00
       6,40

     10,00
       6,40
            0

  10,100
             6,40  
                ,60
  9,100
      6,40
      3,60                           
O que dizemos em voz alta
Armamos a conta assim
Começamos pela coluna das unidades: zero
Na coluna das dezenas como não podemos tirar 4 de zero, tomamos 1 centena de 10 centenas (ficamos com 9 centenas) e convertemos em dez dezenas.  Então poderemos de 10 dezenas tirar 4, ficamos com 6 dezenas.

Agora tiramos 6 centenas de 9 centenas e ficamos com  3 centenas
Resultado: R$3,60 (três reais e sessenta centavos)
Receitas /  instruções               
·         Identificar as partes que compõem uma receita (títulos, lista de ingredientes, modo e tempo de preparo, ilustrações, fotografias).
·         Utilizar títulos, ilustrações e outros elementos gráficos como chaves de leitura para prever conteúdos de receitas e instruções.
·         Consultar livros, fichas, encartes e suplementos de jornais e revistas que contenham receitas ou instruções, observando índice, número da página, organização interna destes materiais.
·         Escrever receitas, utilizando sua estrutura textual.
3. Viagem gastronômica pelo  Brasil :
REGIÃO NORDESTE: Acarajé

Ingredientes
• 1/2 kg de feijão-fradinho
• 1 cebola grande                                        
• 3 dentes de alho
• óleo e azeite de dendê
• sal


Preparo
·        Coloca-se o feijão-fradinho de molho em água fria, durante 2 horas.
·        Quando o feijão começar a inchar, lava-se com água fria, até soltar toda a casca.
·        Mói-se o feijão sem casca num moinho especial, ou em processador, até formar uma massa branca e espessa, à qual acrescentam-se cebola, alho e sal, que antes foram passados no liquidificador.
·        Põe-se em um tacho ou frigideira funda óleo e azeite de dendê no fogo, e quando
·        começar a ferver, colocam-se pequenas porções de massa retiradas com colher.
·        Depois de frito, o acarajé fica com uma tonalidade avermelhada por fora e branca por dentro.

·        Este bolinho deve ser servido com molho de pimenta, molho de camarão seco, vatapá e salada (tomate e cebola picados).

REGIÃO NORTE :Maniçoba   
(15 porções)
Ingredientes
• 20 maços grandes de folha de maniva

(mandioca)
• 1/2 kg de toucinho fresco, de porco,
sem o couro
• 1 kg de lombinho de porco
• 1 kg de lingüiça de porco fresca
• 1 kg de costelas de porco frescas
• 1/2 kg de chouriço
• 1 kg de bucho
• 1 kg de charque magro
• 250 g de toucinho defumado magro
• 2 rabos de porco frescos
• 3 paios
• 3 folhas grandes de louro
• 2 cebolas grandes
• 4 dentes de alho grandes
• 1 pimentão verde grande
• 3 tomates grandes, maduros e firmes
• 1 colher (sopa) bem cheia de banha de porco
• 1 colher (chá) cheia de cominho em pó
• pimenta-do-reino preta em grãos
• sal
Preparo Lave bem as folhas de maniva sem os talos e passe pela máquina de moer carne, chapa fina. Coloque em um panelão com bastante água. Logo que ferver, junte 1 colher (sopa) cheia de sal e o toucinho fresco cortado em pedaços pequenos. Cozinhe em fogo bem brando durante quatro dias. À medida que for secando, acrescente mais água. No quarto dia, escalde três vezes as carnes. P Lave bem o charque para retirar o excesso de sal. Corte o lombinho, o bucho e o charque limpos, em pedaços médios. P Corte a lingüiça em roletes e separe as costelas de duas em duas. P Acrescente à maniva primeiro as carnes mais duras (como o charque) e depois os rabinhos de porco, as costelas, o bucho e o lombinho de porco.P Por último, acrescente a lingüiça, o chouriço, o pedaço de toucinho defumado sem o couro e os paios inteiros.P Na panela, coloque o louro aos pedaços e água que dê para cobrir as carnes.P Quando tudo estiver cozido – vá acrescentando um pouco mais de água conforme o necessário – e quase sem caldo, derreta a banha de porco, esquente e doure o alhosocado com 1 colher (sopa) cheia de sal, junto com as cebolas batidinhas.P Junte o pimentão e os tomates bem picados, tempere com o cominho e 1 colher (chá) cheia de pimenta-do-reino moída na hora.P Refogue tudo muito bem e misture com a maniçoba. Mexa e prove o sal. Sirva quente, com arroz branco simples, farinha-d’água e molho de pimenta.


REGIÃO CENTRO-OESTE: Pamonhada
Igredientes
36 espigas de milho verde duro, com as
palhas
1/2 kg de banha de porco
1 queijo minas
sal
Preparo
P Rale o milho e raspe os sabugos com faca afiada. Derreta e esquente a banha de porco e misture com a massa de milho
P Tempere com sal, a gosto.
P Acrescente o queijo cortado em cubinhos e mexa bem. Separe as palhas de milho mais tenras, as que ficam mais próximas do sabugo. Ajeite uma palha dentro da outra, com as pontas para fora.
P Coloque no centro das palhas casadas uma concha rasa de massa de milho.
P Dobre as bordas e as pontas para dentro, uma sobre a outra, e amarre como um embrulhinho.
Cozinhe em bastante água fervente.
P A pamonha está cozida quando a palha ficar toda amarela e meio murcha. Retire para uma peneira de tala e deixe escorrer.
Sirva quente, morna ou fria.
P No lugar de queijo, pode-se empregar carne de porco (1 kg) picadinha e frita, ou lingüiça de porco (1 kg) cortada em rodelinhas e também frita.
REGIÃO SUDESTE: Virado à Paulista
(12 porções)
Ingredientes
1 kg de feijão-mulatinho selecionado e lavado
3 folhas grandes de louro
6 dentes de alho grandes
2 cebolas grandes
1 maço bem grande de cebolinha verde
1 kg de toucinho defumado magro e sem o couro
o couro do toucinho
farinha de milho flocada (amarela ou branca)
pimenta-do-reino preta em grãos
sal
Preparo
P Cozinhe o feijão em 3 litros de água com 1 colher (sopa) cheia de sal, o louro e o couro do toucinho, até que os grãos estejam macios, porém inteiros. P Pique o toucinho em bastões curtos e grossos e frite até obter torresmos bem sequinhos. P Soque o alho com 1 colher (chá) rasa de pimenta-do-reino moída na hora e com 1 colher (sopa) cheia de sal. Doure essa pasta de alho na gordura dos torresmos, junto com as cebolas batidinhas.

 P Misture esse refogado com os grãos do feijão (apenas os grãos) e acrescente a cebolinha cortada miudinho e xícaras cheias com o caldo do feijão. P Abaixe o fogo de médio para brando e  vadicionando farinha de milho, sem parar de mexer com colher de pau até obter um virado bem úmido. Sirva bem quente, com os torresmos por cima.


SIRI NO BAFO: Região Sul
(8 porções)
 Ingredientes

24 siris
4 limões grandes, cortados em gomos
Preparo
P Ferva bastante água num caldeirão grande colocado sobre a trempe de três pedras sob a qual se armou o fogo forte.
P Cubra o caldeirão com uma peneira grande, de tala, e aí vá arrumando aos poucos os siris bem lavados.
P Quando os siris ficarem vermelhos, é sinal de que estão no ponto.
P Quebra-se a carapaça do siri com uma pedra limpa e come-se a carne com suco de limão.
P Se julgar necessário, prepare um molho de pimenta fresca para acompanhar os siris. E sirva, também, farinha de mandioca branca e crua.

Fonte:  livros – Culinária nordestina: Encontro de Mar e Sertão (SENAC) Sabores e Cores das Minas Gerais (SENAC).
sites – Brasilfolclore – Culinaria Brasileira – www.brasilfolclore. hpg.ig.com.br/culinaria.htm.

ATIVIDADES
 
PROFESSOR/A
1)      Divida a sala em 5 grupos e distribua as receitas sendo uma para cada grupo. Pode ser através de sorteio.
2)      Cada grupo deverá fazer uma pesquisa sobre o custo da receita.
3)       Elaborar um mural
4)      Trazer para a classe, montar painel e avaliar:
a.        qual a receita mais barata,
b.      a mais cara
c.       a diferença entre o valor da mais cara e o valor da mais barata.
5)      Peça aos alunos que tragam algumas receitas, textos, ilustrações, livros, fotos sobre a culinária brasileira.
6)      Junto com os alunos, monte um painel com esse material e dê um título para ele.
7)      Pedir que cada grupo elabore uma receita e apresente  na classe.




   REVISITANDO A TEORIA
 

Texto Instrucional
Receitas são textos instrucionais,  pois determinam precisamente a seqüência de ações e o estabelecimento de ganhos e perdas. O texto instrucional tem uma estrutura bem simples, o que permite a uma pessoa leiga no assunto em questão aprender a manusear ou a fazer uma coisa a partir de sua leitura. Essa é a intenção: ensinar aqueles que não sabem jogar um jogo, a jogar; ensinar aqueles que não sabem preparar um prato diferente, a preparar; ensinar as pessoas que tomam remédios, a tomá-los adequadamente.
Em alguns casos, os textos instrucionais servem para orientar pessoas em situações de emergência. Em situações como essas, é recomendável que a pessoa tenha acesso a instruções para resolver determinados problemas de forma bastante objetiva e clara. Daí a importância da estrutura dos textos instrucionais, que até na maneira como estão diagramados podem contribuir para facilitar a tomada de decisões. As instruções configuram-se , habitualmente, com verbos no modo imperativo (misture, adicione, sirva…) ou com verbos no infinitivo (misturar, preparar…)                                                                                 fonte: http/aleprindetoledo.wordpress.com/

 
DICIONÁRIO
 
PROFESSOR/A: ajude, orientando os alunos no registro da grafia das palavras
ESCOLHA PALAVRAS DAS RECEITAS E REGISTRE NO DICIONÁRIO


               
TESOURO
 


           ELABORE FICHAS COM AS PALAVRAS E  COLOQUE-AS NO TESOURO



SISTEMATIZANDO A  ALFABETIZAÇÃO
                      Leia e escreva:

ALIMENTO               A-LI-MEN-TO
___________            _____________
Alimento                             a –li –men - to
_____________      _________________

     
FICHA DA DESCOBERTA




 SILABAS MÓVEIS
 

1.        Utilizando as sílabas móveis forme novas palavras e escreva-as nas linhas abaixo: (os alunos formarão as palavras manipulando  as sílabas móveis e escreverão as sílabas nos quadros. Depois deverão escrever as palavras nas linhas abaixo dos quadros)
 

TEXTO VIVO ______      ________   ______       _______


_________        _________         _______
2.        Agora elabore frases com as palavras que você formou. PROFESSOR/A :oriente  os alunos na escrita das frases e/ou na elaboração das mesmas. Poderá escrever no quadro à medida que os alunos forem formulando as idéias.)



TEXTO VIVO

Relembrando tudo o que você discutiu com seus colegas e o (a)  professor (a) elabore um texto individual ou coletivo.
O educador deve ainda ajudar o educando a compreender que a escrita de um texto é um processo; ele pode ser corrigido, melhorado e reescrito quantas vezes for necessário para que o autor se sinta satisfeito com sua produção, ou que ele seja considerado adequado pelo professor e pelo grupo.
Nesse processo, é muito importante a colaboração do professor, que podeintervir na produção dos alunos de distintas formas:
• no momento em que os alunos estão escrevendo, esclarecendo dúvidas, dando sugestões e informações individualmente;
• revisando os textos posteriormente, fazendo correções de acordo com as possibilidades de assimilação de quem o escreveu;
• fazendo correções coletivas dos textos dos alunos, reproduzindo-os integral ou parcialmente no quadro, pedindo sugestões dos colegas, conferindo a ortografia, a sintaxe e a pontuação. Nessa situação, o professor pode dar uma série de informações sobre os recursos da escrita, que, certamente, serão assimilados de formas diferentes pelos diferentes alunos.

                                 
6º Espaço de conhecimento:  O Trabalho
CHA – Conceitos, Habilidades e Atitudes
Perceber que a sílaba é uma unidade sonora em que há sempre uma vogal e que pode conter um ou mais fonemas.
Conhecer as variedades de combinações de letras utilizadas para escrever.
 Analisar as palavras em relação à quantidade de letras e sílabas. Identificar, nas palavras, os encontros consonantais cuja 2ª letra é R ou L(BR, CR, DR, FR, GR, PR, TR; e BL, CL etc.).
Escrever corretamente palavras com encontros consonantais.
Identificar, nas palavras, os dígrafos: CH, LH, NH; RR e SS; QU e GU e vogais nasais formadas por acréscimo de M e N.  
Conhecer os sinais de acentuação e as marcas sonoras que representam.
Utilizar corretamente a acentuação na escrita de palavras usuais. Escrever corretamente palavras usuais com s com som de z; x com som dez; x com som de z; je, ji ou ge, gi; ce, ci ou se, si; ç ou ss; h inicial.


  I - TEXTO
Cantava a Cigarra



Em dós sustenidos

Quando ouviu os gemidos

Da Formiga

Que, bufando e suando, 



Ali, num atalho,

Com gestos precisos,

Empurrava o trabalho;

Folhas mortas, insetos vivos

Millôr Fernandes

Um Homem Também Chora (Guerreiro Menino)

Um homem também chora

Menina morena

Também deseja colo

Palavras amenas

Precisa de carinho

Precisa de ternura

Precisa de um abraço

Da própria candura

Guerreiros são pessoas

Tão fortes, tão frágeis
Guerreiros são meninos
No fundo do peito
Precisam de um descanso
Precisam de um remanso
Precisam de um sono
Que os torne perfeitos
É triste ver meu homem
Guerreiro menino
Com a barra do seu tempo

Por sobre seus ombros

Eu vejo que ele berra

Eu vejo que ele sangra

A dor que tem no peito

Pois ama e ama

Um homem se humilha

Se castram seu sonho

Seu sonho é sua vida

E vida é trabalho

E sem o seu trabalho
Um homem não tem honra
E sem a sua honra
Se morre, se mata
Não dá pra ser feliz
Não dá pra ser feliz





    II - ESCREVIVENDO    
Leitura de texto
O professor deve ter em mente que o desenvolvimento da linguagem oral é um processo em que o aluno vai paulatinamente ampliando seus recursos expressivos. Esse processo é guiado pela intervenção do professor e dos colegas: à medida que estes pedem esclarecimentos, colaboram para a adequação da mensagem .

1. Leia o texto e
a)   Sublinhe a palavra mais significativa do texto
b)  Leia  as palavra repetidas no texto e copie em seu caderno
c)Descubra qual é a palavra mais curta e a mais longa e peça para um colega escrevê-la.
d) Diga a palavra que você mais gostou e peça para a professora escrever no quadro.
e) Discuta, em grupo, com os colegas a mensagem do texto.


f) Recortar, desmontar e remontar o texto, observando o original.

 Dígrafos e Encontro Consonantais
Revisitando a teoria. Dígrafo é quando duas letras emitem um único som! Teste os dígrafos dessas palavras: assar, banho, arroz, querido.

Percebe que ao pronunciar ss em assar, nh em banho, rr em arroz e qu em querido, emitimos apenas um fonema?

Então, quando isso ocorre, chamamos de dígrafo, o qual compreende o seguinte grupo de letras: lh, nh, ch, rr, ss, qu e gu (seguidos de e ou i), sc, , xc, xs.
Observe as palavras: quente e sequência. A primeira possui o dígrafo “qu”. No entanto, a segunda não compreende um dígrafo, uma vez que a vogal “u” é pronunciada.
Da mesma forma ocorre com a dupla “cegueira” e “aguentar”. O “u” no primeiro termo não é pronunciado e, portanto, trata-se de um dígrafo, ao contrário do que acontece no segundo termo.

Portanto, fique atento aos dígrafos “gu” e “qu” seguidos de e ou i!

Vejamos alguns exemplos de palavras com dígrafos:

alho = lh
chuva = ch
ninho = nh
carro = rr
assistir = ss
águia = gu
aquilo = qu
nascer = sc
descer = sc
cresça = sç
exceção = xc
exsurgir = xs



Além desses, há os chamados dígrafos vocálicos, os quais são formados pelas vogais nasais seguidas de “m” ou “n” (am, an, em, en, im, in, om, on, um e un): amparar, antigo, lembrar, encontrar, importar, indicar, ombro, onda, umbigo, fundo.

Interessante: Uma observação que podemos fazer é que toda segunda letra do dígrafo não compreende um fonema, mas sim uma letra diacrítica, ou seja, ela constata que tipo de som deverá ser emitido. Lembre-se também que o “h” não é um fonema, mas uma letra, considerada etimológica, ou seja, que permanece em nosso idioma por uma questão de origem.

IMPORTANTE: Jamais confunda encontro consonantal com dígrafo, pois no primeiro há o encontro de duas consoantes com sons distintos (cartela = rt) e no segundo, como vimos, há a pronúncia de apenas um som (massa).

Encontros Consonantais:
.
O agrupamento de duas ou mais consoantes em uma mesma palavra é denominado de encontro consonantal. 
Classificação:
Os encontros consonantais podem ser:
Conjuntos ou inseparáveis, terminados em "L" ou "R". 
Exemplos:
PLPlebeu
FLFlamengo, Flâmula
BLBloco
CRCratera, Crônica
 - Disjuntos ou separáveis por vogal não representada na escrita, mas que é percebida na pronúncia, entre as duas consoantes. 
Exemplos:
.Ritmo
.Admirar
.Atmosfera
.Objetivo
.Nafta
ATIVIDADES

CHA - Conceitos, Habilidades e Atitudes
 Trabalho, e emprego
• Classificar as atividades econômicas em ramos (extrativismo, mineração, tecnologia, agricultura, pecuária, indústria, comércio, serviços).
• Classificar as atividades econômicas em setores (primário, secundário, terciário).
• Localizar os municípios de origem e de moradia atual em mapas econômicos do Brasil e do estado, interpretando os símbolos e legendas empregados.
• Relacionar profissões aos diferentes ramos e setores da atividade econômica.
• Reconhecer o desenvolvimento científico e tecnológico como meio de ampliar a produtividade do trabalho humano.
• Identificar e citar exemplos do impacto do desenvolvimento tecnológico nos diversos ramos da atividade produtiva.
• Relacionar, por meio de exemplos, o desenvolvimento tecnológico às exigências de qualificação profissional.
• Relacionar, por meio de exemplos, o desenvolvimento tecnológico e a liberação de mão-de-obra.
• Analisar o problema do desemprego.

HISTÓRIAS  E ESTÓRIAS

História do trabalho

O início
No passado, o homem trabalhava para produzir o que consumia, seja em roupas, alimentos ou moradia.
Ao constituir as primeiras sociedades, ou povos, o trabalho era recompensado por mercadorias (escambo), como uma espécie de troca.
Até então, era possível obter um trabalho através de uma simples conversa, sem exigir qualquer tipo de documentação ou comprovação de experiência anterior.
O trabalho escravo
Com a introdução da pirâmide social, aos menos favorecidos, foram atribuidos trabalhos sem remuneração, e em geral sequer recebiam em contrapartida, moradia e alimentação para a sua subsistência.
Predominavam os deveres do trabalhador, sem direito algum.
Trabalho formal
Com a chegada da industrialização, a partir do século XVIII e XIX, foi criado o trabalho formal, onde eram definidas as tarefas e a remuneração devida.
O contrato de trabalho
No século XX, foi instituído o contrato de trabalho, contendo regras que regem os direitos e deveres entre patrões e empregados.
Criou-se então, as primeiras classes trabalhadoras, com a classificação em cargos, funções, atribuições e salários.
A CLT
No Brasil, mais especificamente no Governo de Getúlio Vargas, foi instituida a maior legislação trabalhista do País, a CLT - Consolidação das Leis Trabalhistas, representada pela popular carteira de trabalho, onde o trabalhador brasileiro passou a ser reconhecido pelos seus direitos, além de receber benefícios como férias, décimo-terceiro salário, FGTS, aposentadoria, entre outros.
Foi uma solução para garantir um sustento mínimo para as necessidades do trabalhador e de sua família, frente ao capitalismo selvagem, voltada a vida de consumo crescente.
Notas:
05/07/1962 - Introduzido o 13º salário
13/09/1966 - É criado o FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço)
Terceirização
A partir de 1980, diante de um mercado competitivo, as empresas passaram a atuar com foco dirigido tão somente ao negócio.
Todas as outras atividades, consideradas de apoio, foram trasferidas paulatinamente para empresas externas, processo esse denominado de terceirização.
Isso resultou em um deslocamento da mão-de-obra das empresas para as chamadas consultorias externas ou empresas de prestadora de serviços.
O trabalho informal
Diante de um mercado recessivo, com muito mais demissões que contratações, surgiu o trabalho informal, através de serviços sem documentação ou qualquer tipo de registro.
Embora sem direitos ou garantias do amanhã, para muitos foi a única saída.
Cooperativismo
Devido ao aumento da classe trabalhadora sem registro em carteira, muitos com os chamados de "contratos de gaveta", e até com vínculo informal, foi constituido um novo setor na absorção da mão-de-obra, o das cooperativas de trabalho.
É uma forma de contratação oficial, através da própria carteira de trabalho, onde o trabalhador contratado por uma determinada cooperativa, fica lotado na empresa contratante dos serviços desta.
Todo tipo de vínculo, sejam documental, direitos, deveres ou benefícios é entre o trabalhador e a cooperativa.
Qualificação no trabalho
Com o surgimento do computador, e o crescente uso da tecnologia no trabalho, ela (a tecnologia) tem auxiliado e até substituido o homem em muitas de suas tarefas.
Assim, o trabalho no mundo moderno exige cada dia mais uma qualificação do trabalhador.
Aqueles que não conseguem a qualificação exigida, estão a mercê do desemprego.
Trata-se de um realidade cruel.
História do Dia do Trabalho
O Dia do Trabalho é comemorado em 1º de maio. No Brasil e em vários países do mundo é um feriado nacional, dedicado a festas, manifestações, passeatas, exposições e eventos reivindicatórios. 
A História do Dia do Trabalho remonta o ano de 1886 na industrializada cidade de Chicago (Estados Unidos). No dia 1º de maio deste ano, milhares de trabalhadores foram às ruas reivindicar melhores condições de trabalho, entre elas, a redução da jornada de trabalho de treze para oito horas diárias. Neste mesmo dia ocorreu nos Estados Unidos uma grande greve geral dos trabalhadores.
Dois dias após os acontecimentos, um conflito envolvendo policiais e trabalhadores provocou a morte de alguns manifestantes. Este fato gerou revolta nos trabalhadores, provocando outros enfrentamentos com policiais. No dia 4 de maio, num conflito de rua, manifestantes atiraram uma bomba nos policiais, provocando a morte de sete deles. Foi o estopim para que os policiais começassem a atirar no grupo de manifestantes. O resultado foi a morte de doze protestantes e dezenas de pessoas feridas.
Foram dias marcantes na história da luta dos trabalhadores por melhores condições de trabalho. Para homenagear aqueles que morreram nos conflitos, a Segunda Internacional Socialista, ocorrida na capital francesa em 20 de junho de 1889, criou o Dia Mundial do Trabalho, que seria comemorado em 1º de maio de cada ano.
Aqui no Brasil existem relatos de que a data é comemorada desde o ano de 1895. Porém, foi somente em setembro de 1925 que esta data tornou-se oficial, após a criação de um decreto do então presidente Artur Bernardes.
Fatos importantes relacionados ao 1º de maio no Brasil:
- Em 1º de maio de 1940, o presidente Getúlio Vargas instituiu o salário mínimo. Este deveria suprir as necessidades básicas de uma família (moradia, alimentação, saúde, vestuário, educação e lazer)
- Em 1º de maio de 1941 foi criada a Justiça do Trabalho, destinada a resolver questões judiciais relacionadas, especificamente, as relações de trabalho e aos direitos dos trabalhadores.
Fonte:www.suapesquisa.com
 







Fonte slideplayer.com.br

ATIVIDADES
Propor aos alunos a tarefa da mímica:
Cada aluno vai a frente da sala e através de mímicas tenta identificar uma profissão (pode ser a do próprio aluno ou outra). à medida que os alunos for  identificando, o professor vai escrevendo no quadro formando uma lista.
Dando continuidade solicita que os alunos identifiquem os setores da economia que as profissões relacionadas pertencem enfatizando a importância de todas. 
Estimular o debate.
Solicite que os alunos realizem o prazer de casa pesquisando imagens de atividades dos vários setores da economia.
Na próxima aula elabore com os alunos um quadro que deverá ficar afixado na parede da sala.
Formulários
 • Observar modelos de formulários  e questionários comuns e compreender sua diagramação e seu vocabulário (data de nascimento, sexo, estado civil, nacionalidade etc.).
• Ler e preencher formulários simples.
• Observar a organização de um questionário: numeração das perguntas, respostas de múltipla escolha, espaços para respostas por extenso etc.
• Responder a questionários curtos com opiniões ou dados pessoais.
• Preencher questionários com respostas de múltipla escolha.
• Responder perguntas por extenso, selecionando as informações pertinentes, na extensão adequada.
• Formular questionários sobre temas variados, utilizando a pontuação adequada.
Anúncios, folhetos, cartazes
 • Identificar os recursos visuais utilizados nesses textos e compreender e der sua função: tipo e tamanho das letras, cores, ilustrações, tamanho.

Ressignificando a Prática

ATIVIDADES

 1.Vamos preencher este formulário simples?
Professor(a), antes de realizar a atividade, converse com os alunos sobre a utilidade dos formulários e a necessidade de desenvolver a habilidade de ler e preencher formulários.
Leia o formulário e ajude os alunos que ainda não conseguem escrever. Estimule-os a responder as questões.
Traga para a sala modelos de formulários mais complexos para que os alunos percebam a diferença entre eles


Nome:__________________________________________________________________________________
Idade_______ D/N___/______/_____ Sexo: M (   )   F (    )   Estado civil:   Solteiro (   )  Casado (   )   Viúvo (   )
Filiação:
Pai____________________________________________________________________________________
Mãe___________________________________________________________________________________
Profissão:_______________________________ 
Se casado (a) qual o nome do cônjuge?________________________________________________________
Filhos: Sim (   )   Quantos: masculino (       )     Feminino (     )                                       Não (    )    
Endereço: 
Rua:__________________________________________Nº__________ Bairro________________________
Cidade________________Estado_______________Pais___________________CEP____________________

Trabalho e dignidade

O ser humano trabalha quando cria a vida ou melhora as condições de vida. O trabalho transforma a natureza para obter sustento e bem-estar, criando entre as pessoas as relações sociais que marcam o cotidiano. No entanto, às vezes o trabalho é algo penoso, forçado, um esforço obrigatório, pouco reconfortante. Isso pode ser percebido na origem da palavra trabalho, que vem do latim tripallium, o nome de um instrumento com o qual se castigavam os escravos no tempo do Império Romano.
Trabalhador também se chama operário, que vem de opera em latim, isto é, obra.

1.   Agora você vai ilustrar, em forma de cartaz, a estrofe da letra da música de  Gonzaguinha

“Um homem se humilha
Se castram seu sonho
Seu sonho é sua vida
E vida é trabalho
E sem o seu trabalho
Um homem não tem honra
E sem a sua honra
Se morre, se mata
Não dá pra ser feliz
Não dá pra ser feliz”
Professor (a), estimule os alunos a elaborarem  cartazes em grupo ou individualmente e, depois faça uma exposição onde cada grupo poderá realizar, oralmente, a explicação do trabalho realizado.

 LOGICO MATEMATIZAÇÃO DA REALIDADE
 CHA - CONCEITOS,  HABILIDADES  E  ATITUDES
·         Ler e interpretar  informações que aparecem em moedas e cédulas de dinheiro, contracheques, contas de luz, extratos bancários, para observar as escritas numéricas e fazer cálculos mentais;
·         Valorizar a Matemática como instrumento para interpretar informações sobre o mundo, reconhecendo sua importância em nossa cultura.
·         Comunicar-se matematicamente, identificando, interpretando e utilizando diferentes linguagens e códigos.
·         Intervir em situações diversas relacionadas à vida cotidiana, aplicando noções matemáticas e procedimentos de resolução de problemas individual e coletivamente.
·         Vivenciar processos de resolução de problemas que comportem a compreensão de enunciados, proposição e execução de um plano de solução, a verificação e comunicação da solução.
·         Reconhecer a cooperação, a troca de idéias e o confronto entre diferentes estratégias de ação como meios que melhoram a capacidade de resolver  problemas  individual e coletivamente.
·         Utilizar habitualmente procedimentos de cálculo mental e cálculo escrito (técnicas operatórias), selecionando as formas mais adequadas para realizar o cálculo em função do contexto, dos números e das operações envolvidas.
·         Desenvolver a capacidade de realizar estimativas e cálculos aproximados e utilizá-la na verificação de resultados de operações numéricas.

REVISITANDO A TEORIA
O significado de Salário
Quem regulamentou o salário minimo?
Renda mensal mínima
Bolsa Família  O que é?
O Salário Mínimo atual é no valor de R$ ...................................        
Você é assalariado?
Mensal? Semanal? Diarista?
Coloque abaixo
Valor do Salário Mínimo
Valor da Bolsa Família

Trabalho e Cultura
Darcy Ribeiro
Além dos seres vivos e da matéria cósmica, existem também coisas culturais, muitíssimo mais complicadas. Chama-se cultura tudo o que é feito pelos homens, ou resulta do trabalho deles e de seus pensamentos. Por exemplo, uma cadeira está na cara que é cultural porque foi feita por alguém. Mesmo o banquinho mais vagabundo, que mal se põe em pé, é uma coisa cultural. É cultura, também, porque feita pelos homens, uma galinha. Sem a intervenção humana, que criou os bichos domésticos, as galinhas, as vacas, os porcos, os cabritos, as cabras, não existiriam.

Só haveria animais selvagens.
A minhoca criada para produzir humo é cultural, eu compreendo. Mas a lombriga que você tem na barriga é apenas um ser biológico. Ou será ela também um ser cultural?
Cultural não é, porque ninguém cria lombrigas. Elas é que se criam e se reproduzem nas suas tripas. Uma casa qualquer, ainda que material, é claramente um produto cultural, porque é feita pelos homens. A mesma coisa pode-se dizer de um prato de sopa, de um picolé ou de um diário. Mas estas são coisas de cultura material, que se pode ver, medir, pesar.
Há, também, para complicar, as coisas da cultura imaterial, impropriamente chamadas de espiritual – muitíssimo mais complicadas. A fala, por exemplo, que se revela quando a gente conversa, e que existe independentemente de qualquer boca falante, é criação cultural. Aliás, a mais importante.
Sem a fala, os homens seriam uns macacos, porque não poderiam se entender uns com os outros, para acumular conhecimentos e mudar o mundo como temos mudado. A fala está aí, onde existe gente, para qualquer um aprender. Aprende-se, geralmente, a da mãe. Se ela é uma índia, aprende-
se a falar a fala dos índios, dos xavantes, por exemplo. Se ela é uma carioca, professora, moradora da Tijuca, a gente aprende aquele português lá dos tijucanos. Mas se você trocar a filhinha da índia pela filha da professora, e criar, bem ali na praça Saens Peña, ela vai crescer como uma menina
qualquer, tijucana, dali mesmo. E vice-versa, o mesmo ocorre se a filha da professora for levada para a tribo xavante: ela vai crescer lá, como uma xavantinha perfeita – falando a língua dos xavantes e xavanteando muito bem, sem nem saber que há tijucanos.
Além da fala, temos as crenças, as artesque são criações culturais, porque inventadas pelos homens e transmitidas uns aos outros através de gerações. Elas se tornam visíveis, se manifestam, através de criações artísticas, ou de ritos e práticas – o batizado, o casamento, a missa –, em que a gente vê os conceitos e as idéias religiosas ou artísticas se realizarem. Essa separação de coisas cósmicas, coisas vivas, coisas culturais, ajuda a gente de alguma forma? Sei não. Se não ajuda, diverte. É melhor que decorar um dicionário, ou aprender datas. Você não acha?

Trecho do livro Noções de Coisas. São Paulo, FTD, 1995

Algumas manifestações culturais:



RESSIGNIFICANDO A PRÁTICA 
As necessidades básicas de uma família com alimentação, vestuário, educação e lazer devem ser providas pelo salário que ela recebe porém com o alto custo de vida nem sempre o “ordenado” recebido consegue suprir todas essas necessidades. Na maioria das vezes o dinheiro acaba antes de terminar o mês. Quem recebe semanalmente e ou diariamente também vê seus numerários se esgotarem antes do tempo previsto. Para que haja equilíbrio entre o que se recebe e o que se gasta torna-se necessário um planejamento entre o necessário e o supérfluo embora a maioria dos recebimentos não seja necessário para cobrir os gastos com o necessário.


ATIVIDADES






a   Analise a tabela que você fez e responda:
v    Você gasta mais do que ganha?_________________________________________
       
       O que você poderia economizar para que sobrasse dinheiro no final do mês?________________________________________________________________________________
_    _______________________________________________________________________________
      
      Discutir com os colegas todas as possibilidades trocando experiencias.
             
SISTEMATIZANDO A ALFABETIZAÇÃO
     


      Construir as SILABAS MÓVEIS com os alunos e depois formar palavras para colocar no TESOURO E REGISTRAR NO DICIONÁRIO
       Realizar atividades com o Tesouro (conforme orientação anterior).
    


        TEXTO VIVO
     ELABORAR O TEXTO VIVO CONFORME ORIENTAÇÃO ANTERIOR.   
    ESCOLHER COM OS ALUNOS UM TEXTO, COLOCAR AFIXADO NA SALA E TRABALHAR O TEXTO COM OS ALUNOS CONFORME ORIENTAÇÃO.
   
   7º ESPAÇO DE CONHECIMENTO: SAÚDE

   I - TEXTO
   CHA- CONCEITOS, HABILIDADES E CONHECIMENTOS
     Observar os sinais de pontuação nos textos ( ponto, virgula, ponto de interrogação) e compreender suas funções (relacionar o uso do ponto ao uso da letra maiúscula no inicio das frases.
     Identificar os recursos visuais utilizados nos textos e compreender sua função: tipo e tamanho das letras, cores, ilustrações, tamanho do papel.
     Compreender e a plicar o conceito de sinônimo.

   Saúde significa o estado de normalidade de 
     funcionamento do organismo humano. 
     Ter saúde é viver com boa disposição física 
      e mental.


     Além da boa disposição do corpo e da mente, a OMS(Organização Mundial da Saúde) inclui na definição de saúde, o bem-estar social entre os indivíduos.

     A saúde de um indivíduo pode ser determinada pela própria biologia humana, pelo ambiente físico, social e econômico a que está exposto e pelo seu estilo de vida, isto é, pelos hábitos de alimentação e outros comportamentos que podem ser benéficos ou prejudiciais.Uma boa saúde está associada ao aumento da qualidade de vida. É sabido que uma alimentação balanceada, a prática regular de exercícios físicos e o bem-estar emocional são fatores determinantes para um estado de saúde equilibrado.
     Por outro lado, as pessoas que estão expostas a condições precárias de sobrevivência, não possuem saneamento básico (água, limpeza, esgotos, etc.), assistência médica adequada, alimentação e água de qualidade, etc., têm a sua saúde seriamente afetada.
    
  II -  ESCREVIVENDO 
   ATIVIDADES DO TEXTO

    1. Complete as frases:
     
     a) Uma boa saúde está associada ao _______________ da qualidade de ______________.

      bAs pessoas que não possuem____________, _____________, ________________,_____________________________, e água de qualidade tem a _____________seriamente afetada.
     
     c) Ter saúde é ____________________________________________
    
    2.Elabore uma lista das condições necessárias para se ter boa saúde.
    3. Responda: Na sua comunidade existe saneamento básico?
    4. Pontuação:
       a) copie as frases do texto que tem virgula
       b) Copie as palavras do texto que são escritas com letras maiúsculas e depois discuta com seus colegas a regra para o emprego das letras maiúsculas.
     

      III - CIENTISTA E PESQUISADOR
     
      REVISITANDO A TEORIA

    QUALIDADE DE VIDA
      
     Qualidade de vida é uma expressão que indica as condições de vida de um ser humano, que envolver várias áreas, como o bem físico, mental, psicológico emocional, 
   relaconamentos sociais, como família e amigos e também saúde, educação e outros parâmetros que afetam a vida humana.


       Existe um método de medir a qualidade de vida. Por exemplo, Organização Mundial da Saúde (OMS) elaborou um questionário para aferir a qualidade de vida. Esse questionário é composto por seis domínios: o físico, o psicológico, o do nível de independência, o das relações sociais, o do meio ambiente e o dos aspectos religiosos.

      
       O IDH - Índice de Desenvolvimento Humano é um modo de medir a qualidade de vida nos países, comparando riqueza, alfabetização, educação, esperança média de vida, natalidade e outros fatores, é uma maneira de avaliação e medida do bem-estar de uma população.
    RESSIGNIFICANDO A PRÁTICA

CHA - conceitos, habilidades e Atitudes
    Desenvolvimento Humano
 •   Identificar e comentar hábitos de cuidado com as crianças.
v• Conhecer as necessidades alimentares específicas da primeira infân   
    cia (particularmente a importância do aleitamento materno).
•    Conhecer as principais doenças causadoras de mortalidade infantil, formas
d   e prevenção e tratamento.
•    Conhecer a importância da vacinação.
•    Conhecer as condições necessárias para que as crianças tenham um
     bom desenvolvimento motor, cognitivo, emocional e social.
•    Conhecer as principais características fisiológicas e psicológicas da
      puberdade e adolescência.
•    Analisar formas de relacionamento saudável entre crianças, adolescentes,
    jovens e adultos dentro e fora da família.
•    Discutir os cuidados necessários de atenção à saúde dos adultos enquanto
    indivíduos e enquanto trabalhadores.
•   Conhecer as principais características fisiológicas e psicológicas da
     terceira idade.
• Conhecer os riscos do consumo de drogas que provocam dependencia física (abaco, álcool, psicotrópicos) conhecer formas de tratamento da dependencia de drogas

    Professor(a): Divida a classe em 4 equipes e proponha a discussão da tabela abaixo relacionando com as condições de vida dos educandos. Incentive-os a discutirem os problemas pessoais e da comunidade onde estão inseridos. Analise cada faceta, explicitando-as. Para apresentação do trabalho proponha que eles elaborem cartazes ilustrados com colagem, desenhos etc.

      TABELA 1 - DOMINIOS E FACETAS DO (Instrumento de Avaliação de qualidade de vida) WHOQOOL-bref.
     Domínio 1 - Domínio Físico
      1. Dor e desconforto
      2. Energia e fadiga
      3. Sono e repouso
      9. Mobilidade.
     10. Atividades da vida cotidiana
     11.Dependência de medicação ou de tratamentos
     12.Capacidade de trabalho
     
      Domínio 2. Domínio psicológico  
      4. Sentimentos Positivos
      5. Pensar, aprender, memória, concentração
      6. Autoestima
      7. Imagem Corporal e Aparência
.     8.Sentimentos Negativos
     24. Espiritualidade/ Religião / Crenças pessoais
     
     Domínio 3. Relações Sociais
     13. Relações Pessoais
     14. Suporte  (Apoio) Social
     15.  Atividade Sexual

Dominio 4. Meio Ambiente
     16. Segurança física e proteção
     17. Ambiente no lar
     18. Recursos financeiros    
     19. Cuidados de saúde e sociais. Disponibilidade e qualidade
     20. Oportunidade de aquirir novas informações e habilidades
     21. Participação em e oportunidades de lazer e recreação
     22. Ambiente físico ( poluição/ transito / ruido/ clima)
     23. Transporte.
     Fonte: www.ufrgs.br/psiquiatria/psiq/whoqol84.html




IV - LOGICO MATEMATIZAÇÃO D REALIDADE
     
     CHA - CONCEITOS HABILIDADES E ATITUDES
 Temperatura • 
        Reconhecer o grau centígrado como unidade de medida de      temperatura.
•    Ler o termômetro clínico e o termômetro meteorológico, reconhecendo o símbolo ºC.  
     
     REVISITANDO A TEORIA  
     Termômetros
     Para que a medição da temperatura aconteça de forma precisa, existem diferentes tipos de termômetros
     Como sabemos, termômetros são aparelhos usados para medir a temperatura. Os primeiros termômetros confiáveis e de fato precisos foram construídos por Fahrenheit, por volta de 1720.

Essa medição se dá a partir do estado de agitação molecular apresentado pelos corpos.

Para que tal medição aconteça de forma precisa foram desenvolvidos diversos tipos de termômetros, capazes de medir sólidos, líquidos e gases.

O termômetro mais popular é o termômetro líquido ou clínico, no qual a temperatura do corpo pode ser medida através da variação da altura do líquido presente dentro do termômetro. Esse líquido geralmente é mercúrio ou álcool colorido.

 

      Termômetro de máxima e mínima temperaturas
       Medem a temperatura do ambiente informando a temperatura máxima e mínima.

Termômetro de fio de platina
É feito a partir de um condutor metálico, e a resistência elétrica do mesmo varia de acordo com a temperatura.

Existem, diversos tipos de termômetro, como: à pressão de gás; o culinário, indicado para medir a temperatura dentro de panelas, também usado por peritos criminais para identificar o resfriamento do corpo e até mesmo para calcular a lei de resfriamento de Newton; os termômetros usados em hospitais, como os de autoclaves,etc.

Mesmo com tantos tipos e modelos diferentes de termômetros, os comuns, clínicos e meteorológicos continuam sendo procurados e usados, em razão de sua
praticidade e facilidade de leitura.



   Ressignificando a Prática
    Atividades

    1. Acompanhar pela televisão  (durante uma semana) as temperaturas médias da previsão do tempo em sua cidade e registrá-las. Discutir em sala com os colegas.
    2. Você conhece o termômetro?
    2. Você já mediu a temperatura sua ou de outra pessoa (filhos, esposa, marido etc) quando estava com febre? Qual o resultado?
    3. Qual o momento do dia mais agradável para você: manhã, tarde ou noite? Porque?
    4. Após tomar  a temperatura do seu corpo compare com a do dia (de acordo com a previsão do tempo)
    Responda:
         São iguais?
         Qual a diferença? Qual é a temperatura mais alta?

      SISTEMATIZANDO A ALFABETIZAÇÃO

     SAÚDE

        FICHA DA DESCOBERTA

(gastou       


   SILABAS MÓVEIS Construir as SILABAS MÓVEIS com os alunos e depois formar palavras para colocar no TESOURO E REGISTRAR NO DICIONÁRIO
    
   TESOURO
   Realizar atividades com o Tesouro (conforme orientação anterior).

         TEXTO VIVO
     ELABORAR O TEXTO VIVO CONFORME ORIENTAÇÃO ANTERIOR.   
    ESCOLHER COM OS ALUNOS UM TEXTO, COLOCAR AFIXADO NA SALA E TRABALHAR O TEXTO COM OS ALUNOS CONFORME ORIENTAÇÃO.

    8º ESPAÇO DE CONHECIMENTO - EDUCAÇÃO
   




       

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