CHA - CONCEITOS, HABILIDADES
E ATITUDES
|
- Usar espaço
para separar palavras, sem aglutiná-las ou separá-las de forma indevida.
- Conhecer
a grafia das letras nos tipos mais usuais (letra cursiva e de forma,
maiúscula e minúscula).
·
Analisar as palavras em relação à quantidade de letras e sílabas.
·
Usar espaço para separar palavras, sem aglutiná-las ou separá-las de
forma indevida.
·
Analisar as palavras em relação à quantidade de letras e sílabas.
·
Distinguir vogais de consoantes.
·
Perceber que a sílaba é uma unidade sonora em que há sempre uma
vogal e que pode conter um ou mais fonemas.
·
Conhecer as variedades de combinações de letras utilizadas para
escrever.
|
ALIMENTO
Dinorah
Pessoa
PRECISAMOS
DE ALIMENTO PARA O CORPO
E ALIMENTO
PARA A ALMA
O CORPO TEM
SEDE DE ÁGUA PURA
A ALMA TEM
SEDE DE TERNURA
O CORPO TEM
FOME DE COMIDA
A ALMA TEM
FOME DE VIDA
O CORPO PRECISA DE
MOVIMENTO
A ALMA
NECESSITA DE CONHECIMENTO
O CORPO NECESSITA
DE AR
A ALMA PRECISA
AMAR
O CORPO TEM
FOME DE TRABALHO BEM FEITO
A ALMA TEM
FOME DE JUSTIÇA E RESPEITO
O CORPO
ENVELHECE COM A IDADE
A ALMA
REJUVENESCE COM A VERDADE.
II - ESCREVIVENDO
|
|
1. Leia o
texto e
a)
Sublinhe a
palavra mais significativa do texto
b) Leia as palavra
repetidas no texto e copie em seu caderno
c)Descubra qual é a
palavra mais curta e a mais longa e peça para um colega escrevê-la.
d) Diga a palavra
que você mais gostou e peça para a professora escrever no quadro.
e) Discuta,
em grupo, com os colegas a mensagem do texto.
ATENÇÃO PROFESSORA: Reproduza o
texto, faça várias cópias, divida a sala em grupos , distribua as cópias e
solicite aos alunos:
f) Recortar,
desmontar e remontar o texto, observando o original.
1.CONTE AS
LETRAS DAS PALAVRAS:
Alimento
( ) Alma
( ) Idade (
) verdade ( ) Fome
( )
Movimento
( )
Pura ( ) Ternura ( )
Comida ( ) Vida (
)
2.COMPLETE
AS FRASES:
a)Precisamos
de _____________ para o _______ e ___________para a _______.
b) O corpo
tem ______ de água ______. A ______ tem ______ de __________.
3. COPIE DO
TEXTO AS PALAVRAS QUE RIMAM (TEM O MESMO SOM) COM AS PALAVRAS RELACIONADAS
ABAIXO:
Pura
___________ Idade __________ Amar ______
Alimento
___________ Feito ________ Comida ______
4. CONTE
QUANTAS PALAVRAS TEM AS FRASES ABAIXO:
O corpo envelhece com a idade
( )
A alma rejuvenesce com a verdade ( )
O
corpo tem fome de trabalho bem feito
( )
A
alma tem fome de justiça e respeito
( )
5.
ESCREVER AS PALAVRAS QUE VOCÊ MAIS CONHECE:
___________________________________________________
6.
SEPARE O TEXTO 5 PALAVRAS QUE COMECEM COM CONSOANTE
__________ ___________
_________ ________ ________
7.
SEPARE DO TEXTO 5 PALAVRAS QUE TERMINEM COM VOGAL
_________ ____________
__________ ________ ________
8. SEPARE AS
SILABAS DAS PALAVRAS ABAIXO E DEPOIS AS REESCREVA EM LETRA CURSIVA:
ALIMENTO FOME JUSTIÇA
MOVIMENTO
TERNURA ENVELHECE VERDADE IDADE
_________ _____________ _________ _________
|
|
|
CHA - CONCEITOS, HABILIDADES E ATITUDES
|
Alimentação
• Entender a digestão como transformação dos
alimentos em substâncias
que
o corpo pode utilizar.
•
Identificar órgãos do aparelho digestivo e as funções que desempenham.
•
Identificar a função da água para nosso corpo.
•
Classificar os alimentos mais comuns segundo critérios diversos (origem animal
e vegetal; consumido cru ou cozido, fresco ou em conserva
etc.).
•
Classificar os alimentos mais comuns segundo a função de seus nutrientes para o
corpo.
•
Compreender referências quanto a prazo de validade, composição e uso de
conservantes em embalagens de produtos alimentares industrializados.
•
Comentar criticamente os hábitos alimentares.
•
Compreender a importância da higiene da água e dos alimentos.
•
Conhecer as formas de transmissão das parasitoses intestinais, medidas de
tratamento e prevenção.
A RODA DOS ALIMENTOS
A Roda dos Alimentos é uma imagem ou representação gráfica que ajuda a
escolher e a combinar os alimentos que deverão fazer parte da alimentação
diária. É dividida em sete segmentos de diferentes tamanhos chamados grupos e que reunem alimentos com
propriedades nutricionais semelhantes e transmite as orientações para uma
alimentaçao saudável:
Alimentação completa
: comer alimentos de cada grupo e beber água diariamente.
Alimentação equilibrada:
comer maior quantidade de alimentos do grupo de maior dimensão e menor
quantidade do grupo de menor dimensão, ingerindo, assim, a quantidade de poções recomendada.
Alimentação variada:
comer alimentos diferentes dentro de cada grupo variando diariamente,
semanalmente e nas diferentes épocas do ano.
É composta por 7 grupos de alimentos de diferentes dimensões, os quais
indicam a proporção de peso com que cada um deles deve estar presente na
alimentação diária.
RESSIGNIFICANDO A PRÁTICA
1. COMPLETE AS
FRASES DE ACORDO COM O TEXTO
A Roda
dos ____________é uma imagem ou representação gráfica que ajuda a escolher e a
combinar os ________________que deverão fazer parte da __________________
diária. É dividida em sete segmentos de diferentes tamanhos chamados grupos e que reunem _______________
com propriedades nutricionais semelhantes e transmite as orientações para uma
_______________ saudável.
2.
RESPONDA:
Quantos litros de água você bebe diariamente?
3.
SUA ALIMENTAÇÃO DIÁRIA É:
( ) Completa
( ) Equilibrada
( ) Variada
PROFESSOR/A: Coordene a discussão, estimulando todos a participar.
4.
DISCUTA COM SEUS COLEGAS QUAL DEVE SER A ALIMENTAÇÃO ADEQUADA PARA SE TER UMA
VIDA SAUDÁVEL.
LIVRO DA VIDA
|
PROFESSOR/A: Esta atividade deverá ser realizada em casa ou seja srá o
PRAZER DE CASA.
NO
LIVRO DA VIDA VOCÊ DEVERÁ :
Desenhar
ou colar figuras, escrever o nome e
colocar as porções de alimentos que você come diariamente :
·
de
frutas, legumes, verduras
·
de
carne ( bovina, suina, caprina, peixe, galináceos) ovos;
·
de
oleos e gorduras
·
de
leite e derivados
·
CAMINHO
DO ALIMENTO
·
Você
sabe o caminho que o alimento percorre em nosso corpo? Sabe para onde ele vai?
· Vamos
começar: Sempre quando você come ou bebe algo, vamos usar o pão como exemplo,
ele faz o seguinte caminho:
· O
pão entra pela boca,
é triturado pelos dentes, e se mistura com a
saliva ( que tem ácidos, que transformam o alimento em uma massa). Ele
desce pelo esôfago,
que é um tipo de caninho. Depois vai para o estômago,
onde é dissolvido pelo suco gástrico e pela bile, produzida pelo fígado.
Ele
é mandado para o intestino delgado
onde é separado o que é digerível e o que não é. O que é digerível passa pela
membrana (um tipo
de pele bem fina que envolve o intestino delgado) e vai, pela artéria
até os capilares,
que mandam para as células,
onde acontece uma transformação: oxigênio + nutrientes
= gás
carbônico + energia. Depois dessa transformação os dejetos
( restos da operação celular ) vão para os rins
pelas veias. Chegando lá os rins filtram o sangue,
( dentro de sua composição estão os dejetos ) que se misturam com a uréia,
representando quatro por cento da urina, que é basicamente água e uréia. Depois
disso essa substância ( xixi ) vai para a bexiga
pelo uréter que é o caninho que liga os rins á bexiga, onde é armazenado o xixi
até encher quando isso acontece... você precisa ir ao banheiro.
· O
que não é digerível continua o caminho passando pelo intestino
grosso, que absorve a água, e o que resta vira bolo fecal ( cocô ).
·
Vamos
fazer o caminho dos alimentos?
Coloque
os nomes dos órgãos que compõem o Aparelho Digestório.
Professor/a : Leve um mapa do
Aparelho Digestório para a sala e oriente os alunos a identificarem os
órgãos
|
- LOGICO
MATEMATIZAÇÃO DA REALIDADE
CHA - CONCEITOS, HABILIDADES
E ATITUDES
·
Reconhecer que diferentes
situações-problema podem ser resolvidas por uma única operação e que diferentes
operações podem resolver uma mesma situação-problema.
·
Estabelecer relações entre a adição e
a subtração.
·
Construir, organizar e representar os
fatos fundamentais da adição e da subtração, ampliando o repertório básico para
o desenvolvimento do cálculo mental.
·
Identificar, a partir do cálculo
mental, as seguintes propriedades da adição:
– a troca de lugar das parcelas não
altera a soma ;
– o zero como parcela .
·
Efetuar cálculos de adição e
subtração:
– por
meio de estratégias pessoais e construindo suas representações gráficas;
– por
meio de técnica operatória escrita, utilizando “transporte” e “recurso”à ordem
imediatamente superior.
·
Analisar e comparar diferentes
estratégias de cálculo.
·
Utilizar o cálculo mental exato ou
aproximado como previsão e avaliação da adequação dos resultados..
·
Realizar atividades de compra e venda,
cálculo do valor da cesta básica, de encargos sociais, de orçamento doméstico,
para exercícios de cálculo;
·
Realizar leitura e interpretação de informações que
aparecem em moedas e cédulas de dinheiro
·
Estabelecer relações entre os valores
monetários de cédulas e moedas em
situações-problema do cotidiano.
·
Efetuar cálculos estabelecendo
relações entre os diferentes valores monetários.
·
Empregar procedimentos de cálculo
mental e escrito para resolver situações-problema envolvendo preço, pagamento e
troco com cédulas e moedas.
·
Reconhecer e utilizar as notações
convencionais das unidades de medida usuais (g, kg, mg), identificando-as em
embalagens, receitas, vasilhames, bulas de remédio etc.
·
Reconhecer e utilizar as notações convencionais
das unidades de medida usuais (l e ml), identificando-as em embalagens,
receitas, vasilhames, bulas de remédio etc.
CESTA BÁSICA
Cesta básica
é o nome dado a um conjunto formado por produtos utilizados por uma família
durante um mês. Este conjunto, em geral, possui gêneros alimentícios, produtos
de higiene
pessoal e limpeza.
Não existe um consenso sobre
quais produtos formam a cesta básica sendo que a lista de produtos inclusos
pode variar de acordo com a finalidade para a qual é definida, ou de acordo com
o distribuidor que a compõe. Há leis em alguns estados brasileiros que
proporcionam isenção de impostos sobre produtos da cesta básica definida por
cada um deles. Fonte Wilkpedia
No Brasil, o DIEESE utiliza a
Cesta Básica Nacional, ou Ração Essencial Mínima, composta de treze gêneros
alimentícios com a finalidade de monitorar a evolução do preço deles através de
pesquisas mensais em algumas capitais dos estados brasileiros. A quantidade dos
gêneros na cesta varia conforme a região.
(1)
Tempo que o trabalhador de
salário mínimo precisa para comprar a Ração Essencial
(Decreto Lei no. 399 de 30/04/1938 )
Os produtos da cesta básica são:
Pão Francês ou de Forma
Café em Pó
Óleo ou banha
ATIVIDADES
|
Pesquise em mercados e
feiras livres, os preços dos produtos da Cesta Básica e preencha a tabela
abaixo:
Produto
|
Quantidade
|
Mercado A
|
Mercado B
|
Mercado C
|
Feira
|
Carne
|
1quilo
|
||||
Feijão
|
1quilo
|
||||
Arroz
|
1quilo
|
||||
Farinha
|
1quilo
|
||||
Açucar
|
1quilo
|
||||
Café
|
1quilo
|
||||
Manteiga
|
1 quilo
|
||||
Leite
|
1 litro
|
||||
Pão
|
1 quilo
|
||||
Óleo
|
I litro
|
||||
TOTAL
|
1.Observando a tabela
responda:
a) Qual o mercado que oferece a Cesta Básica mais barata?
____________________________________
b) Qual a
diferença entre o preço total da Cesta Básica mais cara e a mais barata?_______________________________
a) Se o preço de 1 quilo de feijão é R$_______ quanto
custará meio quilo? R$________
b) Quanto um trabalhador que ganha salário mínimo gastará para comprar a Cesta
Básica mais cara? R$ _____________
c) E a mais barata?R$_________________
d) De quanto será a economia que o trabalhador fará ao comprar a
Cesta Básica mais barata? R$____________
e) Quanto sobrará do Salário Mínimo ?________________
2. Organizar uma
exposição, na sala, com embalagens de produtos alimentícios ou de limpeza. Não
se esqueçam de identificar as medidas que aparecem nos rótulos ou embalagens. Façam uma lista com essas medidas
em um cartaz e respondam:
a)
Um pacote de um
quilo possui ____ gramas.
b) Um pacote de meio quilo equivale a ____ gramas ou a
dois pacotes de____gramas cada.
c)
Um litro equivale
a ________ml. Então em uma garrafa com
um litro há tanto liquido quanto em duas garrafas de ____litro cada.
PROFESSOR/A: A
atividade deverá ser realizada em grupo. Como complemento da atividade deverá
ser realizado um mini mercado em sala, com embalagens dos produtos da cesta
básica e outros. Ajude os alunos a desenhar e recortar
cédulas e moedas do nosso sistema
monetário (R$1,00; R$2,00; R$5,00; R$10,00; R$20,00; R$50,00 e R$100,00) que serão utilizadas na atividade.
1 centavo, 5 centavos, 10
centavos, 25 centavos, 50 centavos, 1 real
Vamos fazer a conversão?
5 moedas de 1 centavo =
1c+1c+1c+1c+1c=5 centavos= R$0,5
2 moedas de 5 centavos =
5c+5c= 10 centavos = R$0,10
2 moedas de 10 + 1 moeda
de 5 centavos =0,20+0,5=R$0,25
2 moedas de 0,25 =
0,25+0,25= 50 centavos= R$0,50
2 moedas de 0,50 = 0,50+0,50
= 1Real = R$1,00
O símbolo R
significa Real. O símbolo $ significa dinheiro.
Quando precisamos
registrar as operações com dinheiro utilizamos
a vírgula para separar os
centavos do Real.
Ex: 2, 50 (dois reais e
cinqüenta centavos)
Agora registrem todas as
atividades de compra e venda no seu caderno.
A conta de mais e de menos
Todos os dias fazemos
“conta de mais” e de “ conta de
menos”que nada mais são do que operações de adição ou soma, e subtração, principalmente quando fazemos compras.
Somamos os valores das mercadorias, verificamos o total, entregamos o dinheiro
e recebemos o troco. Em todo este processo
utilizamos a adição e a subtração.
Exemplo:
Nossas compras: Somando
1 kg de feijão
---------R$1,50 (um real e cinqüenta
centavos)
1litro de óleo--------- R$
2,70 (dois reais e setenta centavos)
1 litro de leite-------- R$
2,20 (dois reais e vinte centavos)
Total R$ 6,40 (seis reais e
quarenta centavos)
Pagamos as compras com uma
cédula de R$10,00
Vamos fazer o algoritmo
desta operação?
10,00 _
6,40
3,60
Recebemos de troco: R$ 3,60 (três reais e sessenta centavos).
Refazendo:
A soma:
Como a conta é feita
|
1,50
2,70
2,20
0
|
1
1,50
2,70
2,20
,40
|
1
1,50
2,70
2,20
6,40
|
O que dizemos em voz
alta
|
Zero mais zero mais zero
é igual a zero
|
5 mais 7 mais 2 é igual
a 14.
Vai um
|
1 mais 1, mais 2, mais 2 é igual a 6
|
Resultado: R$6,40 seis
reais e quarenta centavos
A subtração
Como a conta é feita
|
10,00
6,40
|
10,00
6,40
0
|
10,100
6,40
,60
|
9,100
6,40
3,60
|
O que dizemos em voz
alta
|
Armamos a conta assim
|
Começamos pela coluna
das unidades: zero
|
Na coluna das dezenas
como não podemos tirar 4 de zero, tomamos 1 centena de 10 centenas (ficamos
com 9 centenas) e convertemos em dez dezenas.
Então poderemos de 10 dezenas tirar 4, ficamos com 6 dezenas.
|
Agora tiramos 6 centenas
de 9 centenas e ficamos com 3 centenas
|
Resultado:
R$3,60 (três reais e sessenta centavos)
Receitas
/ instruções
·
Identificar as partes que compõem uma
receita (títulos, lista de ingredientes, modo e tempo de preparo, ilustrações,
fotografias).
·
Utilizar títulos, ilustrações e outros
elementos gráficos como chaves de leitura para prever conteúdos de receitas e
instruções.
·
Consultar livros, fichas, encartes e
suplementos de jornais e revistas que contenham receitas ou instruções,
observando índice, número da página, organização interna destes materiais.
·
Escrever receitas, utilizando sua
estrutura textual.
3. Viagem gastronômica
pelo Brasil :
Ingredientes
• 1/2 kg de feijão-fradinho
• 1 cebola grande
• 3 dentes de alho
• óleo e azeite de dendê
• sal
Preparo
·
Coloca-se
o feijão-fradinho de molho em água fria, durante 2 horas.
·
Quando
o feijão começar a inchar, lava-se com água fria, até soltar toda a casca.
·
Mói-se
o feijão sem casca num moinho especial, ou em processador, até formar uma massa
branca e espessa, à qual acrescentam-se cebola, alho e sal, que antes foram
passados no liquidificador.
·
Põe-se
em um tacho ou frigideira funda óleo e azeite de dendê no fogo, e quando
·
começar
a ferver, colocam-se pequenas porções de massa retiradas com colher.
·
Depois
de frito, o acarajé fica com uma tonalidade avermelhada por fora e branca por
dentro.
·
Este
bolinho deve ser servido com molho de pimenta, molho de camarão seco, vatapá e
salada (tomate e cebola picados).
REGIÃO NORTE :Maniçoba
(15
porções)
Ingredientes
• 20 maços grandes de folha de
maniva
• 1/2 kg de toucinho fresco, de porco,
sem o couro
• 1 kg de lombinho de porco
• 1 kg de lingüiça de porco
fresca
• 1 kg de costelas de porco
frescas
• 1/2 kg de chouriço
• 1 kg de bucho
• 1 kg de charque magro
• 250 g de toucinho defumado
magro
• 2 rabos de porco frescos
• 3 paios
• 3 folhas grandes de louro
• 2 cebolas grandes
• 4 dentes de alho grandes
• 1 pimentão verde grande
• 3 tomates grandes, maduros e
firmes
• 1 colher (sopa) bem cheia de
banha de porco
• 1 colher (chá) cheia de cominho
em pó
• pimenta-do-reino preta em grãos
• sal
Preparo Lave bem as folhas de maniva sem os talos e passe pela máquina
de moer carne, chapa fina. Coloque em um panelão com bastante água. Logo que
ferver, junte 1 colher (sopa) cheia de sal e o toucinho fresco cortado em
pedaços pequenos. Cozinhe em fogo bem brando durante quatro dias. À medida que
for secando, acrescente mais água. No quarto dia, escalde três vezes as carnes.
P Lave bem o charque para retirar o excesso
de sal. Corte o lombinho, o bucho e o charque limpos, em pedaços médios. P
Corte a lingüiça em roletes e separe as
costelas de duas em duas. P Acrescente
à maniva primeiro as carnes mais duras (como o charque) e depois os rabinhos de
porco, as costelas, o bucho e o lombinho de porco.P
Por último, acrescente a lingüiça, o
chouriço, o pedaço de toucinho defumado sem o couro e os paios inteiros.P
Na panela, coloque o louro aos pedaços e
água que dê para cobrir as carnes.P Quando tudo estiver cozido – vá acrescentando um pouco mais de
água conforme o necessário – e quase sem caldo, derreta a banha de porco,
esquente e doure o alhosocado com 1 colher (sopa) cheia de sal, junto com as
cebolas batidinhas.P Junte
o pimentão e os tomates bem picados, tempere com o cominho e 1 colher (chá)
cheia de pimenta-do-reino moída na hora.P Refogue tudo muito bem e misture com a maniçoba. Mexa e prove
o sal. Sirva quente, com arroz branco simples, farinha-d’água e molho de
pimenta.
Igredientes
palhas
•
1/2 kg de banha de porco
•
1 queijo minas
•
sal
Preparo
P Rale o milho e raspe os sabugos com faca afiada. Derreta e
esquente a banha de porco e misture com a massa de milho
P Tempere com sal, a gosto.
P Acrescente o queijo cortado em cubinhos e mexa bem. Separe as
palhas de milho mais tenras, as que ficam mais próximas do sabugo. Ajeite uma
palha dentro da outra, com as pontas para fora.
P Coloque no centro das palhas casadas uma concha rasa de massa
de milho.
P Dobre as bordas e as pontas para dentro, uma sobre a outra, e
amarre como um embrulhinho.
Cozinhe
em bastante água fervente.
P A pamonha está cozida quando a palha ficar toda amarela e meio
murcha. Retire para uma peneira de tala e deixe escorrer.
Sirva
quente, morna ou fria.
P No lugar de queijo, pode-se empregar carne de porco (1 kg)
picadinha e frita, ou lingüiça de porco (1 kg) cortada em rodelinhas e também
frita.
(12 porções)
•
1 kg de feijão-mulatinho selecionado e
lavado
•
3 folhas grandes de louro
•
6 dentes de alho grandes
•
2 cebolas grandes
•
1 maço bem grande de cebolinha verde
•
1 kg de toucinho defumado magro e sem o
couro
•
o couro do toucinho
•
farinha de milho flocada (amarela ou
branca)
•
pimenta-do-reino preta em grãos
•
sal
Preparo
P Cozinhe o feijão em 3 litros de água com 1 colher (sopa) cheia
de sal, o louro e o couro do toucinho, até que os grãos estejam macios, porém
inteiros. P Pique
o toucinho em bastões curtos e grossos e frite até obter torresmos bem
sequinhos. P Soque
o alho com 1 colher (chá) rasa de pimenta-do-reino moída na hora e com 1 colher
(sopa) cheia de sal. Doure essa pasta de alho na gordura dos torresmos, junto
com as cebolas batidinhas.
P Misture esse refogado com os grãos do feijão (apenas os grãos)
e acrescente a cebolinha cortada miudinho e xícaras cheias com o caldo do
feijão. P Abaixe
o fogo de médio para brando e vadicionando
farinha de milho, sem parar de mexer com colher de pau até obter um virado bem
úmido. Sirva bem quente, com os torresmos por cima.
SIRI NO BAFO:
Região Sul
Ingredientes
•
24 siris
•
4 limões grandes, cortados em gomos
Preparo
P Ferva bastante água num caldeirão grande colocado sobre a
trempe de três pedras sob a qual se armou o fogo forte.
P Cubra o caldeirão com uma peneira grande, de tala, e aí vá
arrumando aos poucos os siris bem lavados.
P Quando os siris ficarem vermelhos, é sinal de que estão no
ponto.
P Quebra-se a carapaça do siri com uma pedra limpa e come-se a carne
com suco de limão.
P Se julgar necessário, prepare um molho de pimenta fresca para
acompanhar os siris. E sirva, também, farinha de mandioca branca e crua.
Fonte: livros
– Culinária nordestina: Encontro de Mar e Sertão (SENAC) Sabores e Cores das
Minas Gerais (SENAC).
|
PROFESSOR/A
1) Divida a sala em 5 grupos e distribua as receitas sendo uma para
cada grupo. Pode ser através de sorteio.
2) Cada grupo deverá fazer uma pesquisa sobre o custo da receita.
3) Elaborar um mural
4) Trazer para a classe, montar painel e avaliar:
a.
qual a receita mais barata,
b.
a mais cara
c.
a diferença entre o valor da
mais cara e o valor da mais barata.
5) Peça aos alunos que tragam algumas receitas, textos, ilustrações,
livros, fotos sobre a culinária brasileira.
6) Junto com os alunos, monte um painel com esse material e dê um
título para ele.
7) Pedir que cada grupo elabore uma receita e apresente na classe.
|
Texto Instrucional
Receitas são textos instrucionais, pois determinam precisamente a seqüência de
ações e o estabelecimento de ganhos e perdas. O texto instrucional tem uma estrutura bem simples, o que permite a uma
pessoa leiga no assunto em questão aprender a manusear ou a fazer uma coisa a
partir de sua leitura. Essa é a intenção: ensinar aqueles que não sabem jogar
um jogo, a jogar; ensinar aqueles que não sabem preparar um prato diferente, a
preparar; ensinar as pessoas que tomam remédios, a tomá-los adequadamente.
Em alguns casos,
os textos instrucionais servem para orientar pessoas em situações de
emergência. Em situações como essas, é recomendável que a pessoa tenha acesso a
instruções para resolver determinados problemas de forma bastante objetiva e
clara. Daí a importância da estrutura dos textos instrucionais, que até na
maneira como estão diagramados podem contribuir para facilitar a tomada de
decisões. As instruções configuram-se , habitualmente, com verbos no modo
imperativo (misture, adicione, sirva…) ou com verbos no infinitivo (misturar,
preparar…) fonte: http/aleprindetoledo.wordpress.com/
DICIONÁRIO
|
PROFESSOR/A: ajude,
orientando os alunos no registro da grafia das palavras
ESCOLHA PALAVRAS
DAS RECEITAS E REGISTRE NO DICIONÁRIO
TESOURO
|
ELABORE
FICHAS COM AS PALAVRAS E COLOQUE-AS NO
TESOURO
|
1.
Utilizando as sílabas
móveis forme novas palavras e escreva-as nas linhas abaixo: (os alunos formarão as palavras
manipulando as sílabas móveis e
escreverão as sílabas nos quadros. Depois deverão escrever as palavras nas
linhas abaixo dos quadros)
_________ _________ _______
2.
Agora elabore frases
com as palavras que você formou. PROFESSOR/A :oriente os alunos na escrita
das frases e/ou na elaboração das mesmas. Poderá escrever no quadro à medida
que os alunos forem formulando as idéias.)
TEXTO VIVO
Relembrando
tudo o que você discutiu com seus colegas e o (a) professor (a) elabore um texto individual ou
coletivo.
O
educador deve ainda ajudar o educando a compreender que a escrita de um texto é
um processo; ele pode ser corrigido, melhorado e reescrito quantas vezes for
necessário para que o autor se sinta satisfeito com sua produção, ou que ele
seja considerado adequado pelo professor e pelo grupo.
Nesse
processo, é muito importante a colaboração do professor, que podeintervir na
produção dos alunos de distintas formas:
•
no momento em que os alunos estão escrevendo, esclarecendo dúvidas, dando
sugestões e informações individualmente;
•
revisando os textos posteriormente, fazendo correções de acordo com as
possibilidades de assimilação de quem o escreveu;
•
fazendo correções coletivas dos textos dos alunos, reproduzindo-os integral ou parcialmente
no quadro, pedindo sugestões dos colegas, conferindo a ortografia, a sintaxe e
a pontuação. Nessa situação, o professor pode dar uma série de informações
sobre os recursos da escrita, que, certamente, serão assimilados de formas
diferentes pelos diferentes alunos.
6º Espaço de
conhecimento: O Trabalho
CHA –
Conceitos, Habilidades e Atitudes
Perceber
que a sílaba é uma unidade sonora em que há sempre uma vogal e que pode conter
um ou mais fonemas.
Conhecer
as variedades de combinações de letras utilizadas para escrever.
Analisar as palavras em relação à quantidade
de letras e sílabas. Identificar, nas palavras, os encontros consonantais cuja
2ª letra é R ou L(BR, CR, DR, FR, GR, PR, TR; e BL, CL etc.).
Escrever corretamente palavras com
encontros consonantais.
Identificar,
nas palavras, os dígrafos: CH, LH, NH; RR e SS; QU e GU e vogais nasais
formadas por acréscimo de M e N.
Conhecer
os sinais de acentuação e as marcas sonoras que representam.
Utilizar
corretamente a acentuação na escrita de palavras usuais. Escrever corretamente palavras usuais com s
com som de z; x com som dez; x com som de z; je,
ji ou ge, gi; ce, ci ou se, si;
ç ou ss; h inicial.
|
Cantava a
Cigarra
Em dós
sustenidos
Quando ouviu os gemidos
Da Formiga
Que, bufando e suando,
Ali, num
atalho,
Com gestos precisos,
Empurrava o trabalho;
Folhas mortas, insetos vivos
Millôr Fernandes
Um Homem Também Chora (Guerreiro Menino)
Um homem também chora
Menina morena
Também deseja colo
Palavras amenas
Precisa de carinho
Precisa de ternura
Precisa de um abraço
Da própria candura
Guerreiros são pessoas
Tão fortes, tão frágeis
Guerreiros são meninos
No fundo do peito
Precisam de um descanso
Precisam de um remanso
Precisam de um sono
Que os torne perfeitos
É triste ver meu homem
Guerreiro menino
Com a barra do seu tempo
Por sobre seus ombros
Eu vejo que ele berra
Eu vejo que ele sangra
A dor que tem no peito
Pois ama e ama
Um homem se humilha
Se castram seu sonho
Seu sonho é sua vida
E vida é trabalho
E sem o seu trabalho
Um homem não tem honra
E sem a sua honra
Se morre, se mata
Não dá pra ser feliz
Não dá pra ser feliz
Leitura de texto
O
professor deve ter em mente que o desenvolvimento da linguagem oral é um
processo em que o aluno vai paulatinamente ampliando seus recursos expressivos.
Esse processo é guiado pela intervenção do professor e dos colegas: à medida
que estes pedem esclarecimentos, colaboram para a adequação da mensagem .
1. Leia o
texto e
a)
Sublinhe a
palavra mais significativa do texto
b) Leia as palavra
repetidas no texto e copie em seu caderno
c)Descubra qual é a
palavra mais curta e a mais longa e peça para um colega escrevê-la.
d) Diga a palavra
que você mais gostou e peça para a professora escrever no quadro.
e) Discuta,
em grupo, com os colegas a mensagem do texto.
Dígrafos e Encontro Consonantais
Revisitando a teoria. Dígrafo é quando duas letras emitem um único som! Teste os dígrafos dessas palavras: assar, banho, arroz, querido.
Percebe que ao pronunciar ss em assar, nh em banho, rr em arroz e qu em querido, emitimos apenas um fonema?
Então, quando isso ocorre, chamamos de dígrafo, o qual compreende o seguinte grupo de letras: lh, nh, ch, rr, ss, qu e gu (seguidos de e ou i), sc, sç, xc, xs.
Observe as palavras: quente e sequência. A primeira possui o dígrafo “qu”. No entanto, a segunda não compreende um dígrafo, uma vez que a vogal “u” é pronunciada.
Da mesma forma ocorre com a dupla “cegueira” e “aguentar”. O “u” no primeiro termo não é pronunciado e, portanto, trata-se de um dígrafo, ao contrário do que acontece no segundo termo.
Portanto, fique atento aos dígrafos “gu” e “qu” seguidos de e ou i!
Vejamos alguns exemplos de palavras com dígrafos:
alho = lh
chuva = ch
ninho = nh
carro = rr
assistir = ss
águia = gu
aquilo = qu
nascer = sc
descer = sc
cresça = sç
exceção = xc
exsurgir = xs
Além desses, há os chamados dígrafos vocálicos, os quais são formados pelas vogais nasais seguidas de “m” ou “n” (am, an, em, en, im, in, om, on, um e un): amparar, antigo, lembrar, encontrar, importar, indicar, ombro, onda, umbigo, fundo.
Interessante: Uma observação que podemos fazer é que toda segunda letra do dígrafo não compreende um fonema, mas sim uma letra diacrítica, ou seja, ela constata que tipo de som deverá ser emitido. Lembre-se também que o “h” não é um fonema, mas uma letra, considerada etimológica, ou seja, que permanece em nosso idioma por uma questão de origem.
IMPORTANTE: Jamais confunda encontro consonantal com dígrafo, pois no primeiro há o encontro de duas consoantes com sons distintos (cartela = rt) e no segundo, como vimos, há a pronúncia de apenas um som (massa).
Encontros Consonantais:
| ||||||||||||||||||||||
.
| ||||||||||||||||||||||
O agrupamento de duas ou mais consoantes em uma mesma palavra é denominado de encontro consonantal.
Classificação:
Os encontros consonantais podem ser:
- Conjuntos ou inseparáveis, terminados em "L" ou "R".
- Disjuntos ou separáveis por vogal não representada na escrita, mas que é percebida na pronúncia, entre as duas consoantes.
|




Fonte slideplayer.com.br
ATIVIDADES
Propor aos alunos a tarefa da mímica:
Cada aluno vai a frente da sala e através de mímicas tenta identificar uma profissão (pode ser a do próprio aluno ou outra). à medida que os alunos for identificando, o professor vai escrevendo no quadro formando uma lista.
Dando continuidade solicita que os alunos identifiquem os setores da economia que as profissões relacionadas pertencem enfatizando a importância de todas.
Estimular o debate.
Solicite que os alunos realizem o prazer de casa pesquisando imagens de atividades dos vários setores da economia.
Na próxima aula elabore com os alunos um quadro que deverá ficar afixado na parede da sala.
Formulários
• Observar modelos de formulários e questionários comuns e compreender sua diagramação
e seu vocabulário (data de nascimento, sexo, estado civil, nacionalidade etc.).
•
Ler e preencher formulários simples.
•
Observar a organização de um questionário: numeração das perguntas, respostas
de múltipla escolha, espaços para respostas por extenso etc.
•
Responder a questionários curtos com opiniões ou dados pessoais.
•
Preencher questionários com respostas de múltipla escolha.
•
Responder perguntas por extenso, selecionando as informações pertinentes, na
extensão adequada.
•
Formular questionários sobre temas variados, utilizando a pontuação adequada.
Anúncios, folhetos, cartazes
• Identificar os recursos visuais utilizados
nesses textos e compreender e der sua função: tipo e tamanho das letras, cores,
ilustrações, tamanho.
Ressignificando a Prática
|
1.Vamos
preencher este formulário simples?
Professor(a),
antes de realizar a atividade, converse com os alunos sobre a utilidade dos
formulários e a necessidade de desenvolver a habilidade de ler e preencher
formulários.
Leia
o formulário e ajude os alunos que ainda não conseguem escrever. Estimule-os a
responder as questões.
Traga
para a sala modelos de formulários mais complexos para que os alunos percebam a
diferença entre eles
Nome:__________________________________________________________________________________
Idade_______ D/N___/______/_____ Sexo: M ( )
F ( ) Estado civil: Solteiro ( )
Casado ( ) Viúvo (
)
Filiação:
Pai____________________________________________________________________________________
Mãe___________________________________________________________________________________
Profissão:_______________________________
Se casado (a) qual o nome do
cônjuge?________________________________________________________
Filhos: Sim (
) Quantos: masculino ( )
Feminino ( ) Não
( )
Endereço:
Rua:__________________________________________Nº__________
Bairro________________________
Cidade________________Estado_______________Pais___________________CEP____________________
|
Trabalho e dignidade
O ser humano trabalha quando cria a vida ou melhora as condições de vida. O trabalho transforma a natureza para obter sustento e bem-estar, criando entre as pessoas as relações sociais que marcam o cotidiano. No entanto, às vezes o trabalho é algo penoso, forçado, um esforço obrigatório, pouco reconfortante. Isso pode ser percebido na origem da palavra trabalho, que vem do latim tripallium, o nome de um instrumento com o qual se castigavam os escravos no tempo do Império Romano.
Trabalhador também se chama operário, que vem de opera
em latim, isto é, obra.
1.
Agora você vai
ilustrar, em forma de cartaz, a estrofe da letra da música de Gonzaguinha
“Um homem se humilha
Se castram seu sonho
Seu sonho é sua vida
E vida é trabalho
E sem o seu trabalho
Um homem não tem honra
E sem a sua honra
Se morre, se mata
Não dá pra ser feliz
Não dá pra ser feliz”
Se castram seu sonho
Seu sonho é sua vida
E vida é trabalho
E sem o seu trabalho
Um homem não tem honra
E sem a sua honra
Se morre, se mata
Não dá pra ser feliz
Não dá pra ser feliz”
Professor (a), estimule os
alunos a elaborarem cartazes em grupo ou
individualmente e, depois faça uma exposição onde cada grupo poderá realizar,
oralmente, a explicação do trabalho realizado.
LOGICO MATEMATIZAÇÃO
DA REALIDADE
CHA - CONCEITOS, HABILIDADES E ATITUDES
·
Ler e interpretar informações que aparecem em moedas e cédulas
de dinheiro, contracheques, contas de luz, extratos bancários, para observar as
escritas numéricas e fazer cálculos mentais;
·
Valorizar a Matemática como
instrumento para interpretar informações sobre o mundo, reconhecendo sua
importância em nossa cultura.
·
Comunicar-se matematicamente,
identificando, interpretando e utilizando diferentes linguagens e códigos.
·
Intervir em situações diversas
relacionadas à vida cotidiana, aplicando noções matemáticas e procedimentos de
resolução de problemas individual e coletivamente.
·
Vivenciar processos de resolução de
problemas que comportem a compreensão de enunciados, proposição e execução de
um plano de solução, a verificação e comunicação da solução.
·
Reconhecer a cooperação, a troca de
idéias e o confronto entre diferentes estratégias de ação como meios que
melhoram a capacidade de resolver
problemas individual e coletivamente.
·
Utilizar habitualmente procedimentos
de cálculo mental e cálculo escrito (técnicas operatórias), selecionando as
formas mais adequadas para realizar o cálculo em função do contexto, dos
números e das operações envolvidas.
·
Desenvolver a capacidade de realizar
estimativas e cálculos aproximados e utilizá-la na verificação de resultados de
operações numéricas.
REVISITANDO
A TEORIA
O
significado de Salário
Quem regulamentou o salário minimo?
Renda mensal
mínima
Bolsa
Família O que é?
O Salário Mínimo atual é no valor de R$ ...................................
Você é assalariado?
Mensal? Semanal? Diarista?
Coloque abaixo
Valor do Salário Mínimo
Valor da
Bolsa Família
Trabalho e Cultura
Darcy Ribeiro
Além dos seres vivos e da matéria cósmica, existem também coisas culturais, muitíssimo mais complicadas. Chama-se cultura tudo o que é feito pelos homens, ou resulta do trabalho deles e de seus pensamentos. Por exemplo, uma cadeira está na cara que é cultural porque foi feita por alguém. Mesmo o banquinho mais vagabundo, que mal se põe em pé, é uma coisa cultural. É cultura, também, porque feita pelos homens, uma galinha. Sem a intervenção humana, que criou os bichos domésticos, as galinhas, as vacas, os porcos, os cabritos, as cabras, não existiriam.
Só haveria animais selvagens.
A minhoca criada para produzir humo é cultural, eu compreendo. Mas a lombriga que você tem na barriga é apenas um ser biológico. Ou será ela também um ser cultural?
Cultural não é, porque ninguém cria lombrigas. Elas é que se criam e se reproduzem nas suas tripas. Uma casa qualquer, ainda que material, é claramente um produto cultural, porque é feita pelos homens. A mesma coisa pode-se dizer de um prato de sopa, de um picolé ou de um diário. Mas estas são coisas de cultura material, que se pode ver, medir, pesar.
Há, também, para complicar, as coisas da cultura imaterial, impropriamente chamadas de espiritual – muitíssimo mais complicadas. A fala, por exemplo, que se revela quando a gente conversa, e que existe independentemente de qualquer boca falante, é criação cultural. Aliás, a mais importante.
Sem a fala, os homens seriam uns macacos, porque não poderiam se entender uns com os outros, para acumular conhecimentos e mudar o mundo como temos mudado. A fala está aí, onde existe gente, para qualquer um aprender. Aprende-se, geralmente, a da mãe. Se ela é uma índia, aprende-
se a falar a fala dos índios, dos xavantes, por exemplo. Se ela é uma carioca, professora, moradora da Tijuca, a gente aprende aquele português lá dos tijucanos. Mas se você trocar a filhinha da índia pela filha da professora, e criar, bem ali na praça Saens Peña, ela vai crescer como uma menina
qualquer, tijucana, dali mesmo. E vice-versa, o mesmo ocorre se a filha da professora for levada para a tribo xavante: ela vai crescer lá, como uma xavantinha perfeita – falando a língua dos xavantes e xavanteando muito bem, sem nem saber que há tijucanos.
Além da fala, temos as crenças, as artes, que são criações culturais, porque inventadas pelos homens e transmitidas uns aos outros através de gerações. Elas se tornam visíveis, se manifestam, através de criações artísticas, ou de ritos e práticas – o batizado, o casamento, a missa –, em que a gente vê os conceitos e as idéias religiosas ou artísticas se realizarem. Essa separação de coisas cósmicas, coisas vivas, coisas culturais, ajuda a gente de alguma forma? Sei não. Se não ajuda, diverte. É melhor que decorar um dicionário, ou aprender datas. Você não acha?
Darcy Ribeiro
Além dos seres vivos e da matéria cósmica, existem também coisas culturais, muitíssimo mais complicadas. Chama-se cultura tudo o que é feito pelos homens, ou resulta do trabalho deles e de seus pensamentos. Por exemplo, uma cadeira está na cara que é cultural porque foi feita por alguém. Mesmo o banquinho mais vagabundo, que mal se põe em pé, é uma coisa cultural. É cultura, também, porque feita pelos homens, uma galinha. Sem a intervenção humana, que criou os bichos domésticos, as galinhas, as vacas, os porcos, os cabritos, as cabras, não existiriam.
Só haveria animais selvagens.
A minhoca criada para produzir humo é cultural, eu compreendo. Mas a lombriga que você tem na barriga é apenas um ser biológico. Ou será ela também um ser cultural?
Cultural não é, porque ninguém cria lombrigas. Elas é que se criam e se reproduzem nas suas tripas. Uma casa qualquer, ainda que material, é claramente um produto cultural, porque é feita pelos homens. A mesma coisa pode-se dizer de um prato de sopa, de um picolé ou de um diário. Mas estas são coisas de cultura material, que se pode ver, medir, pesar.
Há, também, para complicar, as coisas da cultura imaterial, impropriamente chamadas de espiritual – muitíssimo mais complicadas. A fala, por exemplo, que se revela quando a gente conversa, e que existe independentemente de qualquer boca falante, é criação cultural. Aliás, a mais importante.
Sem a fala, os homens seriam uns macacos, porque não poderiam se entender uns com os outros, para acumular conhecimentos e mudar o mundo como temos mudado. A fala está aí, onde existe gente, para qualquer um aprender. Aprende-se, geralmente, a da mãe. Se ela é uma índia, aprende-
se a falar a fala dos índios, dos xavantes, por exemplo. Se ela é uma carioca, professora, moradora da Tijuca, a gente aprende aquele português lá dos tijucanos. Mas se você trocar a filhinha da índia pela filha da professora, e criar, bem ali na praça Saens Peña, ela vai crescer como uma menina
qualquer, tijucana, dali mesmo. E vice-versa, o mesmo ocorre se a filha da professora for levada para a tribo xavante: ela vai crescer lá, como uma xavantinha perfeita – falando a língua dos xavantes e xavanteando muito bem, sem nem saber que há tijucanos.
Além da fala, temos as crenças, as artes, que são criações culturais, porque inventadas pelos homens e transmitidas uns aos outros através de gerações. Elas se tornam visíveis, se manifestam, através de criações artísticas, ou de ritos e práticas – o batizado, o casamento, a missa –, em que a gente vê os conceitos e as idéias religiosas ou artísticas se realizarem. Essa separação de coisas cósmicas, coisas vivas, coisas culturais, ajuda a gente de alguma forma? Sei não. Se não ajuda, diverte. É melhor que decorar um dicionário, ou aprender datas. Você não acha?
Trecho do livro Noções de Coisas. São Paulo, FTD, 1995
Algumas manifestações culturais:
RESSIGNIFICANDO A PRÁTICA
As
necessidades básicas de uma família com alimentação, vestuário, educação e
lazer devem ser providas pelo salário que ela recebe porém com o alto custo de
vida nem sempre o “ordenado” recebido consegue suprir todas essas necessidades.
Na maioria das vezes o dinheiro acaba antes de terminar o mês. Quem recebe
semanalmente e ou diariamente também vê seus numerários se esgotarem antes do
tempo previsto. Para que haja equilíbrio entre o que se recebe e o que se gasta
torna-se necessário um planejamento entre o necessário e o supérfluo embora a
maioria dos recebimentos não seja necessário para cobrir os gastos com o
necessário.
|
a Analise a tabela que você fez e responda:
v Você gasta mais do que ganha?_________________________________________
O que você poderia economizar para que sobrasse dinheiro no final do mês?________________________________________________________________________________
_ _______________________________________________________________________________
Discutir com os colegas todas as possibilidades trocando experiencias.
SISTEMATIZANDO A ALFABETIZAÇÃO
Construir as SILABAS MÓVEIS com os alunos e depois formar palavras para colocar no TESOURO E REGISTRAR NO DICIONÁRIO
Realizar atividades com o Tesouro (conforme orientação anterior).
TEXTO VIVO
ELABORAR O TEXTO VIVO CONFORME ORIENTAÇÃO ANTERIOR.
ESCOLHER COM OS ALUNOS UM TEXTO, COLOCAR AFIXADO NA SALA E TRABALHAR O TEXTO COM OS ALUNOS CONFORME ORIENTAÇÃO.
7º ESPAÇO DE CONHECIMENTO: SAÚDE
I - TEXTO
CHA- CONCEITOS, HABILIDADES E CONHECIMENTOS
Observar os sinais de pontuação nos textos ( ponto, virgula, ponto de interrogação) e compreender suas funções (relacionar o uso do ponto ao uso da letra maiúscula no inicio das frases.
Identificar os recursos visuais utilizados nos textos e compreender sua função: tipo e tamanho das letras, cores, ilustrações, tamanho do papel.
Compreender e a plicar o conceito de sinônimo.
Saúde significa o estado de normalidade de
funcionamento do
organismo humano.
Ter saúde é viver com boa
disposição física
e mental.
Além da boa
disposição do corpo e da mente, a OMS(Organização
Mundial da Saúde) inclui na definição de saúde, o bem-estar
social entre os
indivíduos.
A saúde de um
indivíduo pode ser determinada pela própria biologia humana, pelo ambiente
físico, social e econômico a que está exposto e pelo seu estilo de vida, isto
é, pelos hábitos de alimentação e outros comportamentos que podem ser benéficos
ou prejudiciais.Uma boa saúde está
associada ao aumento da qualidade de vida. É sabido que uma alimentação
balanceada, a prática regular de exercícios físicos e o bem-estar emocional são
fatores determinantes para um estado de saúde equilibrado.
Por outro lado, as
pessoas que estão expostas a condições precárias de sobrevivência, não possuem
saneamento básico (água, limpeza, esgotos, etc.), assistência médica adequada,
alimentação e água de qualidade, etc., têm a sua saúde seriamente afetada.
II - ESCREVIVENDO
ATIVIDADES DO TEXTO
ATIVIDADES DO TEXTO
1. Complete as frases:
a) Uma boa saúde está associada ao _______________ da qualidade de ______________.
b) As pessoas que não possuem____________, _____________, ________________,_____________________________, e água de qualidade tem a _____________seriamente afetada.
c) Ter saúde é ____________________________________________
2.Elabore uma lista das condições necessárias para se ter boa saúde.
3. Responda: Na sua comunidade existe saneamento básico?
4. Pontuação:
a) copie as frases do texto que tem virgula
b) Copie as palavras do texto que são escritas com letras maiúsculas e depois discuta com seus colegas a regra para o emprego das letras maiúsculas.
III - CIENTISTA E PESQUISADOR
REVISITANDO A TEORIA
REVISITANDO A TEORIA
QUALIDADE DE VIDA
Qualidade de vida é uma expressão que indica as condições de vida de um ser humano, que envolver várias
áreas, como o bem físico, mental, psicológico e emocional,
relaconamentos sociais, como família e amigos e também saúde, educação e outros parâmetros que afetam a vida humana.
relaconamentos sociais, como família e amigos e também saúde, educação e outros parâmetros que afetam a vida humana.
Existe um método de
medir a qualidade de vida. Por exemplo, Organização Mundial da Saúde (OMS) elaborou um questionário para aferir a
qualidade de vida. Esse questionário é composto por seis domínios: o físico, o
psicológico, o do nível de independência, o das relações sociais, o do meio
ambiente e o dos aspectos religiosos.
O IDH - Índice de
Desenvolvimento Humano é um modo de medir a qualidade de vida nos países,
comparando riqueza, alfabetização, educação, esperança média de vida,
natalidade e outros fatores, é uma maneira de avaliação e medida do bem-estar
de uma população.
RESSIGNIFICANDO A PRÁTICA
CHA - conceitos, habilidades e Atitudes
RESSIGNIFICANDO A PRÁTICA
CHA - conceitos, habilidades e Atitudes
Desenvolvimento Humano
• Identificar e comentar hábitos de cuidado com as crianças.
v• Conhecer as necessidades alimentares específicas da primeira infân
cia (particularmente a importância do aleitamento materno).
• Conhecer as principais doenças causadoras de mortalidade infantil, formas
d e prevenção e tratamento.
• Conhecer a importância da vacinação.
• Conhecer as condições necessárias para que as crianças tenham um
bom desenvolvimento motor, cognitivo, emocional e social.
• Conhecer as principais características fisiológicas e psicológicas da
puberdade e adolescência.
• Analisar formas de relacionamento saudável entre crianças, adolescentes,
jovens e adultos dentro e fora da família.
• Discutir os cuidados necessários de atenção à saúde dos adultos enquanto
indivíduos e enquanto trabalhadores.
• Conhecer as principais características fisiológicas e psicológicas da
terceira idade.
• Conhecer os riscos do consumo de drogas que provocam dependencia física (abaco, álcool, psicotrópicos) conhecer formas de tratamento da dependencia de drogas
Professor(a): Divida a classe em 4 equipes e proponha a discussão da tabela abaixo relacionando com as condições de vida dos educandos. Incentive-os a discutirem os problemas pessoais e da comunidade onde estão inseridos. Analise cada faceta, explicitando-as. Para apresentação do trabalho proponha que eles elaborem cartazes ilustrados com colagem, desenhos etc.
TABELA 1 - DOMINIOS E FACETAS DO (Instrumento de Avaliação de qualidade de vida) WHOQOOL-bref.
Domínio 1 - Domínio Físico
1. Dor e desconforto
2. Energia e fadiga
3. Sono e repouso
9. Mobilidade.10. Atividades da vida cotidiana
11.Dependência de medicação ou de tratamentos
12.Capacidade de trabalho
Domínio 2. Domínio psicológico
4. Sentimentos Positivos
5. Pensar, aprender, memória, concentração
6. Autoestima
7. Imagem Corporal e Aparência
. 8.Sentimentos Negativos
24. Espiritualidade/ Religião / Crenças pessoais
Domínio 3. Relações Sociais
13. Relações Pessoais
14. Suporte (Apoio) Social
15. Atividade Sexual
Dominio 4. Meio Ambiente
16. Segurança física e proteção
17. Ambiente no lar
18. Recursos financeiros
19. Cuidados de saúde e sociais. Disponibilidade e qualidade
20. Oportunidade de aquirir novas informações e habilidades
21. Participação em e oportunidades de lazer e recreação
22. Ambiente físico ( poluição/ transito / ruido/ clima)
23. Transporte.
Fonte: www.ufrgs.br/psiquiatria/psiq/whoqol84.html
IV - LOGICO MATEMATIZAÇÃO D REALIDADE
CHA - CONCEITOS HABILIDADES E ATITUDES
Temperatura •
Reconhecer o grau centígrado como unidade de medida de temperatura.
• Ler o termômetro clínico e o termômetro meteorológico, reconhecendo o símbolo ºC.
REVISITANDO A TEORIA
Termômetros
Existem, diversos tipos de termômetro, como: à pressão de gás; o culinário, indicado para medir a temperatura dentro de panelas, também usado por peritos criminais para identificar o resfriamento do corpo e até mesmo para calcular a lei de resfriamento de Newton; os termômetros usados em hospitais, como os de autoclaves,etc.
Mesmo com tantos tipos e modelos diferentes de termômetros, os comuns, clínicos e meteorológicos continuam sendo procurados e usados, em razão de sua praticidade e facilidade de leitura.
Ressignificando a Prática
Atividades
1. Acompanhar pela televisão (durante uma semana) as temperaturas médias da previsão do tempo em sua cidade e registrá-las. Discutir em sala com os colegas.
2. Você conhece o termômetro?
2. Você já mediu a temperatura sua ou de outra pessoa (filhos, esposa, marido etc) quando estava com febre? Qual o resultado?
3. Qual o momento do dia mais agradável para você: manhã, tarde ou noite? Porque?
4. Após tomar a temperatura do seu corpo compare com a do dia (de acordo com a previsão do tempo)
Responda:
São iguais?
Qual a diferença? Qual é a temperatura mais alta?
SISTEMATIZANDO A ALFABETIZAÇÃO
SAÚDE
FICHA DA DESCOBERTA
• Ler o termômetro clínico e o termômetro meteorológico, reconhecendo o símbolo ºC.
REVISITANDO A TEORIA
Termômetros
Para que a medição da temperatura aconteça de forma precisa, existem
diferentes tipos de termômetros
Como sabemos,
termômetros são aparelhos usados para medir a temperatura. Os primeiros
termômetros confiáveis e de fato precisos foram construídos por Fahrenheit, por
volta de 1720.
Essa medição se dá a partir do estado de agitação molecular apresentado pelos corpos.
Para que tal medição aconteça de forma precisa foram desenvolvidos diversos tipos de termômetros, capazes de medir sólidos, líquidos e gases.
O termômetro mais popular é o termômetro líquido ou clínico, no qual a temperatura do corpo pode ser medida através da variação da altura do líquido presente dentro do termômetro. Esse líquido geralmente é mercúrio ou álcool colorido.
Essa medição se dá a partir do estado de agitação molecular apresentado pelos corpos.
Para que tal medição aconteça de forma precisa foram desenvolvidos diversos tipos de termômetros, capazes de medir sólidos, líquidos e gases.
O termômetro mais popular é o termômetro líquido ou clínico, no qual a temperatura do corpo pode ser medida através da variação da altura do líquido presente dentro do termômetro. Esse líquido geralmente é mercúrio ou álcool colorido.
Termômetro
de máxima e mínima temperaturas
Medem
a temperatura do ambiente informando a temperatura máxima e mínima.
Termômetro de fio de platina
É feito a partir de um condutor metálico, e a resistência elétrica do mesmo varia de acordo com a temperatura.
Termômetro de fio de platina
É feito a partir de um condutor metálico, e a resistência elétrica do mesmo varia de acordo com a temperatura.
Existem, diversos tipos de termômetro, como: à pressão de gás; o culinário, indicado para medir a temperatura dentro de panelas, também usado por peritos criminais para identificar o resfriamento do corpo e até mesmo para calcular a lei de resfriamento de Newton; os termômetros usados em hospitais, como os de autoclaves,etc.
Mesmo com tantos tipos e modelos diferentes de termômetros, os comuns, clínicos e meteorológicos continuam sendo procurados e usados, em razão de sua praticidade e facilidade de leitura.
Ressignificando a Prática
Atividades
1. Acompanhar pela televisão (durante uma semana) as temperaturas médias da previsão do tempo em sua cidade e registrá-las. Discutir em sala com os colegas.
2. Você conhece o termômetro?
2. Você já mediu a temperatura sua ou de outra pessoa (filhos, esposa, marido etc) quando estava com febre? Qual o resultado?
3. Qual o momento do dia mais agradável para você: manhã, tarde ou noite? Porque?
4. Após tomar a temperatura do seu corpo compare com a do dia (de acordo com a previsão do tempo)
Responda:
São iguais?
Qual a diferença? Qual é a temperatura mais alta?
SISTEMATIZANDO A ALFABETIZAÇÃO
SAÚDE
FICHA DA DESCOBERTA
(gastou
TESOURO
Realizar atividades com o Tesouro (conforme orientação anterior).
TEXTO VIVO
SILABAS MÓVEIS Construir as SILABAS MÓVEIS com os alunos e depois formar palavras para colocar no TESOURO E REGISTRAR NO DICIONÁRIO
TESOURO
Realizar atividades com o Tesouro (conforme orientação anterior).
TEXTO VIVO
ELABORAR O TEXTO VIVO CONFORME ORIENTAÇÃO ANTERIOR.
ESCOLHER COM OS ALUNOS UM TEXTO, COLOCAR AFIXADO NA SALA E TRABALHAR O TEXTO COM OS ALUNOS CONFORME ORIENTAÇÃO.
8º ESPAÇO DE CONHECIMENTO - EDUCAÇÃO
8º ESPAÇO DE CONHECIMENTO - EDUCAÇÃO
Obrigada,muito bom usarei como exemplo para meu trabalho escolar.
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