“Não
importa que eu tenha uma opinião diferente do outro. Mas que o outro encontre o
certo, a partir de si próprio, se eu contribuir um pouco para tal” Rudolf Steiner
Estrutura
do Livro:
O Livro é organizado em 4 Eixos Temáticos que
correspondem a quatro unidades didáticas. Cada Eixo Temático é composto por 4
Espaços de Conhecimento (EC) que são subtemas do Eixo Temático.
Eixo Temático 1: O
educando e o lugar de vivência - focaliza
a dimensão do cotidiano, a dimensão temporal e territorial de identidade, as
marcas que identificam cada pessoa na sua relação com as outras, as histórias
de vida do ponto de vista cronológico, as características e o modo de vida do lugar
de origem e do lugar de vivencia das pessoas:
¨
EC
1 – Nome
¨
EC
2 – Mapa
¨
EC
3 – Casa
¨
EC
4 – Vida
Eixo
Temático 2:
Corpo Humano e suas necessidades – propicia uma
melhor compreensão das condições de geração, manutenção e melhoria da qualidade de vida, do
conhecimento da consciência de nossas
necessidades vitais e de como atender a
essas necessidades da melhor forma possível.
¨
EC
5 – Alimento
¨
EC
6 – Trabalho
¨
EC
7 - Saúde
¨
EC
8 - Educação
Eixo Temático 3: Cultura e diversidade
cultural e meio ambiente – focaliza a compreensão do
sentido dos atos humanos como fruto da convivência social além de desenvolver uma compreensão mais profunda do
ser humano como parte da natureza.
¨
EC
9 - Passado
¨
EC10
- Ecologia
¨
EC11- Folclore
¨
EC12
- Justiça
Eixo Temático 4: Cidadania e
Participação - propicia o conhecimento os aspectos essenciais do sistema político
democrático e da Constituição do país, que definem os direitos e deveres do
cidadão.
¨
EC13 – Estado
¨
EC
14 – Diretos e Deveres
¨
EC
15 – Sociedade
¨
EC
16 - Riqueza
ESPAÇOS DE
CONHECIMENTO
– é o tempo pedagógico de mais ou menos 2 semanas onde projetos temáticos transdisciplinares
são implementados. Cada EC tem inicio com um texto que serve de pretexto para desenvolver as
competências necessárias nas áreas de Língua Portuguesa, Matemática e Estudos
da Sociedade e da Natureza. O EC se
encerra com o Texto Vivo
Cada
Espaço de Conhecimento (EC) possui três momentos específicos:
Texto:
É a primeira parte, o Momento Inicial
do Espaço de Conhecimento. O texto serve como inicio da discussão do subtema.
A primeira leitura deve ser
realizada pelo (a) educador (a), observando-se a pontuação e entonação. Após a
leitura deve-se estimular a troca de idéias a respeito do texto possibilitando que os alunos falem, escrevam e
conversem sobre sua vida, seu lugar de vivencia e seus conhecimentos práticos;
estabeleçam relações e dêem opiniões.Além de promover situações variadas de
conversação e apresentação oral os
educadores podem colaborar para que os alunos
melhorem sua capacidade de expressão. Para isso não é necessário
corrigi-los diretamente enquanto falam. A melhor estratégia é fazer perguntas
que conduzam os alunos a todas as informações que seus ouvintes necessitam para
compreender o que eles estão querendo dizer.
Escrevivendo:
É a segunda parte do Momento Inicial
do EC. Mesmo sem saber ler e escrever os alunos jovens e adultos produzem
textos que, aos olhos de pessoas leigas, parecem sem sentido, pois seguem
padrões próprios baseadas nas reflexões que fizeram em seu contato cotidiano com
a linguagem escrita.
È
dividido em dois tópicos:
·
Leitura
do Texto: O professor deve apresentar previamente o tema do
texto, discutindo o titulo, trazendo informação sobre o autor, esclarecendo
questões de vocabulário.
·
Atividades
do Texto: Neste tópico o professor encontra diversas atividades de
análise lingüística, pois a alfabetização implica, desde suas etapas iniciais,
um intenso trabalho de análise da linguagem por parte do aluno. Neste item os
alunos desmontam e montam textos,
frases, palavras, realizam a fronteira vocabular,
O
alfabetizador (mediador do processo ensino-aprendizagem) identifica nos textos
os conceitos matemáticos de números, medidas, geometria ou estatística, analisa
e planeja atividades para o domínio científico dos mesmos. Por isso, além de
material concreto, deve-se fazer uma "ligação" entre a linguagem
escrita tanto no que se refere à língua materna como à linguagem matemática.
De acordo com (MACHADO apud DANYLUK,2002, p.
34), a matemática e a língua materna, “ enquanto componentes curriculares,
apresentam um notável paralelismo nas funções que desempenham, uma
complementaridade nas metas que perseguem, uma imbricação nas questões
fundamentais relativas ao ensino de ambas.”
va
ve
|
vi
|
vo
|
vu
|
etc.
|
ALIMENTO
A E I O U
LA LE LI LO LU
MAN MEN
MIN MON MUN
TA TE TI TO TU
|
Além de uma fonte de pesquisa para saber como
se escrevem algumas palavras, o tesouro dá margem para infinitas atividades
como:
·
Em
pequenos grupos devem ser distribuídas as palavras constantes do tesouro e em
seguida encaminhar propostas como estas:
·
Separar somente palavras que comecem com determinada letra.
·
Separar as palavras que comecem pela letra do nome.
·
Separar as palavras que contêm o mesmo número de letras de
determinada palavra previamente estabelecida.
·
Verificar que letras ainda não possuem nenhuma palavra
escrita.
·
Classificar somente nome de: pessoas, animais, aves,
répteis, cidades, plantas, objetos da escola, estações do ano, meses do ano, nomes
dos dias da semana, nomes de alimentos, nomes de vestimentas, nomes de flores,
de coisas boas de um lado e ruins do outro.
·
Classificar somente nomes de cores.
·
Classificar somente nomes que se refere a uma só coisa
(singular).
·
Classificar somente nomes que estão: no masculino,
feminino.
·
Classificar somente nomes de utensílios domésticos.
·
Classificar somente nomes dos meios de transportes (aéreos,
marítimo, terrestre).
·
Classificar somente nomes de perfumes.
·
Classificar somente nomes de remédios.
·
Classificar somente nomes cosméticos,
·
Classificar somente nomes de material de limpeza.
·
Separar somente as palavras que começam com o primeiro
pedacinho (sílaba) do nome de cada um.
·
Contar o número de palavras que começam com o mesmo
pedacinho e formar conjuntos de acordo com o nome dos colegas.
·
Separar somente as palavras que possuem as sílabas
referentes à família cha, che, chi, cho, chu..
·
Separar somente as palavras que possuam as sílabas
referentes à família lha, lhe, lhi, lho, lhu, nha, nhe, nhi, nho, nhu e assim
sucessivamente com todas as silabas mais complexas.
·
Escrever as famílias silábicas de todas as silabas de
determinada palavra.
·
Separar a silaba das palavras lidas, de acordo com a
pronúncia.
·
Retirar somente as palavras que terminam com o mesmo som.
·
Escrever frases a partir de palavras escolhidas por cada
um.
·
Escolher uma palavra e escrever tudo o que sabe
Obs: todas essas
atividades devem ser discutidas, analisadas e sistematizadas. Pode-se também
criar jogos análogos ao baralho.
A A
amor avião anel
asa
a a ansiedade ajuda alimento
|
Texto Vivo – O texto vivo possibilita a metacognição
que é o pensar sobre o pensamento e
oportuniza aos alunos além de refletirem sobre tudo o que foi discutido,
analisado, observado e praticado durante o EC, registrarem recortes da vida real. Para isso, o professor
deve criar situações em que os alunos possam colocar em jogo aquilo que sabem,
expor suas elaborações sobre a língua escrita, discutir sua produção com outros
colegas e sentir a necessidade de melhorá-la.
A
escrita deverá representar a palavra dos alunos pois é dessa maneira que o
texto recebe um real significado. Neste
momento o texto reivindica seu sentido como meio de expressão. Já não é mais um
conjunto de palavras que cumprem um protocolo escolar, mas um meio de
comunicação plena. Para isso a escrita deve ser precedida da conversação,
discussão e confrontação de opiniões que levam o grupo a harmonizar idéias a
fim de encontrar, a partir de usas próprias raízes culturais, os termos que
manifestam fielmente seus sentires, suas emoções, seus conhecimentos
tradicionais, suas crenças.
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