terça-feira, 8 de julho de 2014

CIDADÃO EM AÇÃO - METODOLOGIA

“Não importa que eu tenha uma opinião diferente do outro. Mas que o outro encontre o certo, a partir de si próprio, se eu contribuir um pouco para tal” Rudolf Steiner

Estrutura do Livro:
 O Livro é organizado em 4 Eixos Temáticos que correspondem a quatro unidades didáticas. Cada Eixo Temático é composto por 4 Espaços de Conhecimento (EC) que são subtemas do Eixo Temático.
Eixo Temático 1: O educando e o lugar de vivência - focaliza a dimensão do cotidiano, a dimensão temporal e territorial de identidade, as marcas que identificam cada pessoa na sua relação com as outras, as histórias de vida do ponto de vista cronológico, as características e o modo de vida do lugar de origem e do lugar de vivencia das pessoas:
¨       EC 1 – Nome
¨       EC 2 – Mapa
¨       EC 3 – Casa
¨       EC 4 – Vida

Eixo Temático 2: Corpo Humano e suas necessidades – propicia uma melhor compreensão das condições de geração, manutenção e  melhoria da qualidade de vida, do conhecimento  da consciência de nossas necessidades vitais e de como atender  a essas necessidades da melhor forma possível.
¨       EC 5 – Alimento
¨       EC 6 – Trabalho
¨       EC 7 -  Saúde
¨       EC 8 -  Educação

Eixo Temático 3: Cultura e diversidade cultural e meio ambiente – focaliza a compreensão do sentido dos atos humanos como fruto da convivência social além de  desenvolver uma compreensão mais profunda do ser humano como parte da natureza.
¨       EC 9 -  Passado
¨       EC10 - Ecologia
¨       EC11-  Folclore
¨       EC12 - Justiça

Eixo Temático 4: Cidadania e Participação  - propicia o conhecimento os aspectos essenciais do sistema político democrático e da Constituição do país, que definem os direitos e deveres do cidadão.
¨       EC13  – Estado
¨       EC 14 – Diretos e Deveres
¨       EC 15 – Sociedade
¨       EC 16 -  Riqueza

ESPAÇOS DE CONHECIMENTO – é o tempo pedagógico de mais ou menos 2 semanas onde projetos temáticos transdisciplinares são implementados. Cada EC tem inicio com um texto  que serve de pretexto para desenvolver as competências necessárias nas áreas de Língua Portuguesa, Matemática e Estudos da Sociedade e da Natureza.  O EC se encerra com o Texto Vivo
Cada Espaço de Conhecimento (EC) possui três momentos específicos:
Momento Inicial – Síncrese – visão parcial, conjunta e fragmentada do objeto da realidade – senso comum. O texto funcionará como Síncrese, pois ele será o detonador de todo o Espaço de Conhecimento.

        Texto: É a primeira parte, o Momento Inicial do Espaço de Conhecimento. O texto serve como inicio da discussão do subtema.
A primeira leitura deve ser realizada pelo (a) educador (a), observando-se a pontuação e entonação. Após a leitura deve-se estimular a troca de idéias a respeito do texto  possibilitando que os alunos falem, escrevam e conversem sobre sua vida, seu lugar de vivencia e seus conhecimentos práticos; estabeleçam relações e dêem opiniões.Além de promover situações variadas de conversação e apresentação oral  os educadores podem colaborar para que os alunos  melhorem sua capacidade de expressão. Para isso não é necessário corrigi-los diretamente enquanto falam. A melhor estratégia é fazer perguntas que conduzam os alunos a todas as informações que seus ouvintes necessitam para compreender o que eles estão querendo dizer.
                                                                                                      
        Escrevivendo: É a segunda parte do Momento Inicial do EC. Mesmo sem saber ler e escrever os alunos jovens e adultos produzem textos que, aos olhos de pessoas leigas, parecem sem sentido, pois seguem padrões próprios baseadas nas reflexões que fizeram em seu contato cotidiano com a linguagem escrita.
È dividido em dois tópicos:
·                    Leitura do Texto: O professor deve apresentar previamente o tema do texto, discutindo o titulo, trazendo informação sobre o autor, esclarecendo questões de vocabulário.
·                    Atividades do Texto: Neste tópico o professor encontra diversas atividades de análise lingüística, pois a alfabetização implica, desde suas etapas iniciais, um intenso trabalho de análise da linguagem por parte do aluno. Neste item os alunos  desmontam e montam textos, frases, palavras, realizam a fronteira vocabular,
Momento Intermediário – Análise  - desdobramento da realidade, estabelecimento  de realço em nível de representação da realidade. Ação de decompor um todo em suas partes componentes, observação, exame. O desdobramento do Espaço de Conhecimento comporá a análise:

 Revisitando a Teoria – revisão teórica sobre o conteúdo que está  sendo trabalhado.
    
CCHAConceitos, Habilidades e Atitudesexplicitação dos conceitos, procedimentos e atitudes a serem estudados, desenvolvidos e vivenciados durante o Espaço de Conhecimento. (Manual do Professor)


 Histórias e Estórias – revisitar o ontem para entender o hoje através das histórias pessoais e da humanidade.
                
Ressignificando a Prática – aplicação da teoria através de atividades significativas.
 
Livro da vidaelaborado pelos alunos, contendo vivencias, ilustrações  e experiências significativas relativas ao Estudo da Sociedade e da Natureza.

Cientista e Pesquisador – espaço para pesquisas, experiências e prática
                       
Lógico Matematização da Realidade - a matemática privilegia o texto como ponto de partida e chegada. O texto produzido pelos alunos traz uma matemática concreta, isto é, espontânea.O conhecimento matemático espontâneo,cultural do aluno deve-se articular com o conhecimento matemático científico. E isso só é possível com a atuação do professor / mediador para fazer essa ligação: conhecimento              cultural               conhecimento  científico.
            O alfabetizador (mediador do processo ensino-aprendizagem) identifica nos textos os conceitos matemáticos de números, medidas, geometria ou estatística, analisa e planeja atividades para o domínio científico dos mesmos. Por isso, além de material concreto, deve-se fazer uma "ligação" entre a linguagem escrita tanto no que se refere à língua materna como à linguagem  matemática.
Além disso, o adulto, que é um trabalhador, traz consigo uma matemática "sua", isto é, uma matemática particular que precisa, a partir dela, ser sistematizada para assim ele poder entender a matemática dos livros e também poder aplicá-la no seu trabalho, dando-lhe oportunidade do domínio básico da escrita e da matemática, instrumentos fundamentais para a aquisição de conhecimentos mais avançados.
De acordo com (MACHADO apud DANYLUK,2002, p. 34), a matemática e a língua materna, “ enquanto componentes curriculares, apresentam um notável paralelismo nas funções que desempenham, uma complementaridade nas metas que perseguem, uma imbricação nas questões fundamentais relativas ao ensino de ambas.”

  Sistematizando a Alfabetização – momento especial para sistematizar o processo da aquisição da leitura e da escrita com a escolha da palavra do texto. O alfabetizador deve estimular o grupo. A partir dai descobrem famílias silábicas (Sílabas Móveis) da palavra estudada, formam novas palavras com as Sílabas Móveis, elaboram frases, registram palavras no Dicionário e constroem fichas com palavras escolhidas, pela classe, para colocar no Tesouro.

Silabas Móveis  - fichas com as sílabas estudadas. Devem ser elaboradas pelos alunos, com a ajuda do professor, e depois de trabalhadas (formação de palavras), guardadas individualmente em envelopes confeccionados pelos próprios alunos ( os envelopes podem ser feitos com folhas de jornais usados).
va
ve
vi
vo
vu
etc.

 

Ficha da Descoberta - box contendo as famílias silábicas que possibilita aos alunos descobrir  a análise da palavra trabalhada
ALIMENTO
A          E          I        O         U
LA       LE         LI       LO       LU
MAN    MEN   MIN   MON    MUN
TA       TE       TI       TO         TU
   


Tesouro – (coletivo) confeccionado pela turma, o tesouro consiste em uma caixa de tamanho regular que conterá todas as palavras escolhidas pelos alunos. Servirá como recurso para trabalhar vários conteúdos.

Atividades com o Tesouro
Além de uma fonte de pesquisa para saber como se escrevem algumas palavras, o tesouro dá margem para infinitas atividades como:
·         Em pequenos grupos devem ser distribuídas as palavras constantes do tesouro e em seguida encaminhar propostas como estas:
·         Separar somente palavras que comecem com determinada letra.
·         Separar as palavras que comecem pela letra do nome.
·         Separar as palavras que contêm o mesmo número de letras de determinada palavra previamente estabelecida.
·         Verificar que letras ainda não possuem nenhuma palavra escrita.
·         Classificar somente nome de: pessoas, animais, aves, répteis, cidades, plantas, objetos da escola, estações do ano, meses do ano, nomes dos dias da semana, nomes de alimentos, nomes de vestimentas, nomes de flores, de coisas boas de um lado e ruins do outro.
·         Classificar somente nomes de cores.
·         Classificar somente nomes que se refere a uma só coisa (singular).
·         Classificar somente nomes que estão: no masculino, feminino.
·         Classificar somente nomes de utensílios domésticos.
·         Classificar somente nomes dos meios de transportes (aéreos, marítimo, terrestre).
·         Classificar somente nomes de perfumes.
·         Classificar somente nomes de remédios.
·         Classificar somente nomes cosméticos,
·         Classificar somente nomes de material de limpeza.
·         Separar somente as palavras que começam com o primeiro pedacinho (sílaba) do nome de cada um.
·         Contar o número de palavras que começam com o mesmo pedacinho e formar conjuntos de acordo com o nome dos colegas.
·         Separar somente as palavras que possuem as sílabas referentes à família cha, che, chi, cho, chu..
·         Separar somente as palavras que possuam as sílabas referentes à família lha, lhe, lhi, lho, lhu, nha, nhe, nhi, nho, nhu e assim sucessivamente com todas as silabas mais complexas.
·         Escrever as famílias silábicas de todas as silabas de determinada palavra.
·         Separar a silaba das palavras lidas, de acordo com a pronúncia.
·         Retirar somente as palavras que terminam com o mesmo som.
·         Escrever frases a partir de palavras escolhidas por cada um.
·         Escolher uma palavra e escrever tudo o que sabe
 Obs: todas essas atividades devem ser discutidas, analisadas e sistematizadas. Pode-se também criar jogos análogos ao baralho.

Dicionário –  (individual) fichas  (pode ser um caderno ) onde os alunos registram e ou desenham, diariamente, palavras trabalhadas em classe :
A  A    amor  avião  anel  asa
a  a     ansiedade ajuda alimento
 

O Dicionário servirá como suporte para o aluno recorrer, sempre que precisar escrever alguma palavra

Momento Final – Síntese - Operação mental que procede do simples para o complexo, resumo. Integração de elementos. Conhecimento mais elaborado. O Texto Vivo será a síntese do Espaço de Conhecimento.
Avaliação
                         
         Texto Vivo – O texto vivo possibilita a metacognição que é o pensar sobre o pensamento e  oportuniza aos alunos além de refletirem sobre tudo o que foi discutido, analisado, observado e praticado durante o EC, registrarem  recortes da vida real. Para isso, o professor deve criar situações em que os alunos possam colocar em jogo aquilo que sabem, expor suas elaborações sobre a língua escrita, discutir sua produção com outros colegas e sentir a necessidade de melhorá-la.
A escrita deverá representar a palavra dos alunos pois é dessa maneira que o texto recebe um real  significado. Neste momento o texto reivindica seu sentido como meio de expressão. Já não é mais um conjunto de palavras que cumprem um protocolo escolar, mas um meio de comunicação plena. Para isso a escrita deve ser precedida da conversação, discussão e confrontação de opiniões que levam o grupo a harmonizar idéias a fim de encontrar, a partir de usas próprias raízes culturais, os termos que manifestam fielmente seus sentires, suas emoções, seus conhecimentos tradicionais, suas crenças.


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